Visão do bebê e como ela se desenvolve

Como seu bebê te enxerga?

Você com certeza já foi aquela pessoa que para na frente do seu bebê para fazer caras e bocas e balança vários brinquedinhos na esperança de receber aquele sorrisão! Mas já parou para pensar em como realmente é a visão do seu bebê e como ele te enxerga?

Como seu bebê te enxerga?
A visão dos bebês demora alguns meses após o nascimento para se desenvolver completamente

A visão é um dos principais sentidos que desenvolvemos ao longo da vida. Ao contrário da audição, que já está completamente formada aos primeiros meses de vida, a visão requer um pouco mais de tempo para se desenvolver. Assim que o bebê nasce, sua visão ainda é completamente embaçada: distingue principalmente luz e movimentos. Mas já vê a coisa, para ele, mais importante naquele momento: o rosto de quem o segura no colo.

Até quando é seguro esperar o parto normal?(Abre numa nova aba do navegador)

Ao passar dos primeiros meses de vida do seu bebê, você vai observar o quanto sua visão desenvolve, como seu alcance de visão, capacidade de acompanhar objetos em movimento e percepção de cores.

Ainda nos primeiros meses, o bebê não consegue usar seus olhos de forma adequada, têm dificuldade de manter o foco em objetos, então pode acontecer de ficar meio vesguinhos com frequência. Por volta dos oito meses os olhos do bebê já estão bem treinados e enxergam quase tão bem como os de um adulto.

Simulação de desenvolvimento da visão do bebê
Essa imagem procura simular como desenvolve a visão do bebê.

Visão de zero a três meses

Em recém-nascidos, as células responsáveis pela distinção de cores ainda não estão completamente maturadas. Por esse motivo, enxergam ainda tudo em preto e branco. Com essa idade, os bebês são atraídos por imagens com estampas simples nessas cores.

Já com cerca de um mês, o pequeno começará a perceber brilho e intensidade das cores, e até os três meses já conseguem distinguir cores básicas e principalmente as mais contrastantes.

Durante esses períodos, procure estimular a visão do seu bebê com estampas de desenhos robustos como listras grossas ou círculos grandes em cores que tenham um contraste evidente. É importante que os objetos não sejam colocados muito distantes do bebê, uma vez que, o alcance de visão, nessa faixa etária, não é muito grande. Mas é interessante movimentar esses objetos em linha reta na horizontal e vertical para treinar o acompanhamento com o olhar.

Mais importante que o estímulo com brinquedos, é a troca de olhares. O alcanlce de visão dos bebês desde os primeiros meses já é suficiente para enxergar o rosto de quem o segura no colo. Por isso, sim, quando você faz caras e bocas para o seu bebê, mesmo ainda pequenininho, ele consegue ver seu rosto! Ele pode ainda não “achar muita graça”, mas não leve para o pessoal! Com o tempo outras características do desenvolvimento levarão o seu bebê a soltar sorrisos na hora certa!

Procure estimular a visão do bebê com objetos com cores contrastantes!

Visão de quatro a sete meses

A partir dos quatro meses, a noção de profundidade visual do seu bebê vai se desenvolver bastante! A partir daqui, seu bebê já será capaz de olhar pra fora da janela com interesse e te ver com clareza do outro lado de um cômodo. Da mesma forma, o bebê vai começar  a ficar mais interessado em pegar objetos que consegue enxergar, incluíndo objetos menores. Por isso, a partir dessa fase é necessário redobrar a atenção a pecinhas pequenas que possam estar ao alcance das mãozinhas do seu bebê. Nessa fase, também passam a reconhecer objetos vendo apenas uma porção deles, o que torna a brincadeira de esconde-esconde muito divertida!

Aqui é importante juntar estímulos visuais com estímulos motores, pratique com seu bebê a coordenação de sua visão com as mãos.

Visão a partir dos oito meses

A partir dos oito meses o bebê já enxerga quase tão bem quanto um adulto. A visão de perto continua sendo melhor que a de longe. Mas o bebê já será capaz de ver e reconhecer bem uma pessoa do lado oposto do ambiente em que estiver, e estará cada vez mais interessado em objetos diferentes e principalmente coloridos!

Visão do bebê
Os bebês começam a enxergar quase como adultos por volta dos oito meses.

Com quais sinais devo me preocupar?

Como dito anteriormente, bebês muito pequenos têm dificuldade de focar o olhar em objetos, o que pode fazer com que fiquem meio vesguinhos. Mas, se seu bebê passa a maior parte do tempo com olhar torto, converse com seu pediatra. Além disso, bebês que até os quatro meses de vida ainda não conseguem acompanhar um objeto com os dois olhos ou fixar a visão em objetos a sua frente levantam suspeita de algum atraso, por isso, também é importante consultar um médico nessas situações..

Acidentes com crianças: como evitar?(Abre numa nova aba do navegador)

Teste do olhinho. O que é?

Talvez você já tenha ouvido falar do teste do olhinho. O teste do olhinho está entre os testes essenciais de triagem em recém-nascidos. Consiste em conferir o reflexo vermelho nos olhos do bebê. Esse teste tem como objetivo identificar precocemente possíveis alterações de visão como estrabismo, glaucoma ou catarata congênita. É indicado que a primeira realização seja feita ainda na maternidade e que seja repetido ao longo das consultas pediátricas acompanhando o desenvolvimento do bebê. É muito importante que seja realizado de acordo com as recomendações para que, caso hajam alterações, essas possam ser identificadas o mais precocemente possível.

 

Teste do olhinho
O teste do olhinho deve ser realizado na maternidade e ao longo das consultas pediátricas do primeiro ano de vida.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat