Treinamento do sono em bebês: como fazer?

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O seu bebê precisa ser embalado por você para dormir ou acorda no meio da noite pedindo um seio, mamadeira ou carinho antes de voltar a dormir? Se o seu filho tiver pelo menos 4 meses, pode ser hora de começar o treinamento do sono.

Nessa idade, os bebês podem – e devem – ser capazes de adormecer ou voltar a dormir sozinhos, auto-acalmando-se.

Se você tem medo de treinar o sono (também chamado de ensino do sono), saiba que geralmente é realizado mais rápido do que muitos pais imaginam e não precisa necessariamente envolver muitas lágrimas. Veja como e quando começar a treinar seu bebê para dormir, para ajudar todos a terem uma boa noite de sono.

O que é o treinamento do sono?

O treinamento do sono é ensinar seu bebê a adormecer sem a sua ajuda. Isso significa que o bebê é colocado na cama totalmente acordado e adormece sem ser embalado, balançado, acariciado ou amamentado.

O treinamento do sono também ensina o bebê a voltar a dormir quando, inevitavelmente, acorda durante a noite (já que  acordar à noite é uma parte normal do ciclo do sono, mesmo para adultos).

O que o treinamento do sono não é?

Em primeiro lugar, o treinamento do sono e o desmame noturno não andam necessariamente de mãos dadas. Você ainda pode alimentar seu bebê uma ou duas vezes durante a noite, dependendo da idade e do estágio. Converse com seu pediatra sobre quando é apropriado interromper totalmente as mamadas noturnas de seu bebê.

Essa é uma das muitas maneiras pelas quais o treinamento do sono não é tão duro quanto parece. Não envolve necessariamente fechar a porta do quartinho e deixar o bebê chorar a noite toda. Na verdade, você pode ajustar a  quantidade de choro que deixa seu bebê chorar de acordo com o seu nível de conforto antes de oferecer uma música suave ou uma massagem reconfortante nas costas.

Enquanto alguns pais temem que alguns métodos possam prejudicar a saúde do bebê ou criar problemas relacionados ao apego no futuro, pesquisas mostram que o treinamento do sono não aumenta o risco de problemas comportamentais ou emocionais na infância.

Muitos especialistas afirmam que o treinamento do sono não é apenas seguro, mas também saudável e importante para o desenvolvimento dos bebês.

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Quando começar o treinamento do sono

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Se o seu bebê apresenta dificuldades para dormir e ele já tem mais de 4 meses, você já pode iniciar o treinamento do sono. Ele trará benefícios tanto para você quanto para o bebê.

Os especialistas recomendam começar o treinamento do sono quando os bebês tiverem de 4 a 6 meses de idade . Essa faixa etária é o ponto ideal, já que os bebês têm idade suficiente para sobreviver fisicamente de seis a oito horas durante a noite sem precisar comer, mas ainda não chegaram ao ponto em que o conforto que você oferece se tornou uma associação com o sono.

Métodos de treinamento do sono

Não existe uma maneira única de treinar o sono, mas muitos pais descobrem que um ou uma combinação dos seguintes métodos de treinamento do sono funciona para suas famílias:

1. Cry it out (CIO)

O método de treinamento do sono do choro, também chamado de método de “extinção”, envolve colocar o bebê na cama e deixá-lo chorar até adormecer, sem nenhum conforto ou ajuda de sua parte.

Isso significa que, desde que você tenha se assegurado de colocar seu bebê na cama com a barriga cheia e em um ambiente seguro para dormir, você não vai voltar para o quarto dele até a hora de levantar na manhã seguinte ou até ele precisar comer.

Embora possa parecer difícil, o CIO é mais duro com você do que com seu filho. Com consistência (essa é a chave!), Seu bebê deve começar a adormecer sozinho dentro de três a quatro noites, mais ou menos.

2. Método de Ferber

Não é fã de deixar o bebê chorar sem algum grau de atenção e conforto? Experimente o método de Ferber, um tipo de “extinção gradual” ou “verifique e consola”, que envolve permitir que seu bebê chore por um determinado período de tempo antes de você ver como ele está.

Esses intervalos cronometrados de choro ficam mais longos em alguns minutos a cada intervalo, até que ela adormeça.

Ao longo de várias noites, você aumentará gradualmente a duração desses intervalos, reduzindo sua presença no quarto do bebê para deixá-lo fazer mais do trabalho de se acomodar. Em breve, não haverá mais necessidade desses testes de conforto, porque seu bebê aprendeu a se acalmar.

3. Método da cadeira

Este método pode funcionar melhor para bebês mais velhos e pode ser mais confortável para você (e seu bebê) do que o CIO ou Ferber. Sente-se em uma cadeira ao lado do berço do seu bebê até que ele adormeça, sem pegá-lo no colo. Afaste a cadeira a cada noite até chegar perto da porta. Nesse ponto, seu bebê deve conseguir dormir sem você lá.

Embora essa técnica possa ser adequada para algumas famílias, saiba que ela pode causar mais lágrimas em alguns bebês. Quando seu bebê adormece com você no quarto, ele pode se assustar e possivelmente ficar chateado quando acordar e você não estiver mais lá.

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4. Método de enfraquecimento da hora de dormir

O seu filho chora por longos períodos de tempo antes de adormecer? Seu corpo pode não estar pronto para dormir na hora desejada. O método de desvanecimento da hora de dormir pode modificar seu ritmo circadiano para que a hora de dormir chegue onde você deseja. Veja como:

  • Preste atenção aos sinais de sono do bebê (esfregar os olhos, bocejar, afastar-se de luzes ou sons, agitação).
  • Assim que seu bebê parecer cansado, coloque-o na cama.
  • Espero que ele adormeça rápido, mas se ele chorar muito, tire-o do berço por um período determinado (digamos, meia hora) e tente novamente.
  • Depois de algumas noites colocando-o no chão, mude a hora de dormir 15 minutos antes e repita o processo com essa nova hora de dormir.
  • Mude gradualmente a hora de dormir mais cedo em incrementos de 15 minutos até chegar à hora desejada.

O enfraquecimento da hora de dormir também descreve, às vezes, qualquer estratégia de treinamento do sono que envolva a diminuição gradual da presença dos pais no quarto do bebê ao colocá-lo para dormir.

5. Método de pegar e largar

Essa técnica de treinamento do sono envolve a execução da rotina normal da hora de dormir do bebê e, em seguida, colocá-lo na cama sonolento, mas acordado. Quando e se ele chorar, espere alguns minutos para ver se ele se acalma. Se não, vá buscá-lo e acalmá-lo. Quando ele estiver calmo novamente, coloque-o de volta no berço.

Repita o processo até que seu bebê adormeça. Esteja ciente de que esse método de treinamento do sono pode levar muito tempo e requer muita paciência.

Você pode fazer o mesmo para cochilos

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Diversos métodos foram desenvolvidos para deixar os bebês mais independentes e seguros para a hora de dormir. Teste o melhor método para o seu bebê.

Você pode aplicar a mesma estratégia de treinamento do sono noturno para cochilos. Se você está tentando CIO ou Ferber, lembre-se de que após 30 minutos de choro, uma boa parte do cochilo pode ter acabado. Portanto, você pode definir um limite para o choro (digamos, 10 ou 15 minutos) antes de tentar outro método para fazer seu bebê dormir.

Quanto tempo leva o treinamento do sono?

Depois de três a quatro noites de métodos como Ferber ou CIO, muitos bebês são treinados para dormir (economize alguns minutos de agitação ou gemidos antes de cair no sono).

Outros métodos de treinamento, em particular o enfraquecimento da hora de dormir e o método da cadeira e o método pegar e largar, provavelmente levarão mais tempo, e alguns métodos não funcionarão para alguns bebês.

Seja consistente com o método de treinamento do sono que você escolheu. Você deve tentar durante duas semanas inteiras para concluir se funciona ou não.

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Dicas de treinamento para dormir

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Uma rotina de sono bem estabelecida é essencial para que você e seu bebê tenham noites tranquilas e revigorantes.

Não importa o método que você está tentando, as seguintes dicas de treinamento do sono podem ajudar a garantir uma transição mais suave para a terra dos sonhos:

  • Estabeleça uma rotina de hora de dormir. Siga uma rotina consistente de sono do bebê. Se ele estiver adormecendo no peito ou na mamadeira, programe a mamada antes do banho ou dos livros, para que você possa colocá-lo na cama enquanto ainda está acordado.
  • Hora certa. Não é hora de mexer no sono do bebê quando houve uma interrupção recente em sua vida (uma mudança, nova babá, infecção no ouvido, viagem). Espere até que as coisas se acalmem antes de tentar treinar o sono.
  • Saiba quando o bebê está cansado. Fique atento a sinais de sono, como bocejar, esfregar os olhos ou irritabilidade, que podem acontecer na mesma hora todas as noites. É importante colocar seu bebê na cama quando ele estiver com sono, mas não muito cansado, pois bebês muito cansados ​​têm mais dificuldade para se acalmar e têm maior probabilidade de dormir pouco ou  acordar cedo.
  • Coloque o bebê acordado. O treinamento para dormir se baseia em ensinar seu bebê a adormecer sozinho – uma lição que ele não aprenderá se você embalá-lo para dormir em seus braços antes de transferi-lo para o berço.
  • Atrase seu tempo de resposta. Não corra para o quarto do bebê ao primeiro gemido. Os bebês fazem muitos ruídos à noite, incluindo choro, e depois voltam a dormir sozinhos. Responder a cada pequeno ruído ou choro pode acordar um bebê que está cochilando ou atrapalhar seus esforços para se acalmar.

Quando chamar o médico

Nunca hesite em consultar o médico do seu bebê se quiser orientação sobre quando e como começar o treinamento do sono. Se você seguir um método de treinamento do sono de forma consistente e ainda assim ele não funcionar depois de duas semanas, você pode ligar para seu médico para obter dicas e conselhos.

E embora não seja geralmente um problema de saúde se o bebê vomitar enquanto chora, se ele vomitar por mais de três ou quatro noites seguidas, converse com o pediatra para descartar outras preocupações médicas.

O treinamento do sono geralmente envolve lágrimas para você e seu bebê. Mas com consistência e sorte você logo estará dormindo em paz, e seu filho terá aprendido a valiosa habilidade para a vida de como se acalmar e dormir sozinho.

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