Terapia hormonal na menopausa: saiba TUDO sobre ela!

terapia hormonal

Muitas de vocês sabem que a terapia hormonal é usada principalmente após a menopausa ou na peri-menopausa, que é um período de transição. Dessa forma, a menopausa acontece entre os 45 e 55 anos e significa a última menstruação da vida da mulher. Ademais, para ter o diagnóstico da menopausa, a mulher precisa ficar um ano sem menstruar, entrando na fase da vida que chamamos de climatério. Mas, para facilitar a leitura, vamos chamar essa fase de menopausa, que é um termo mais conhecido.

Nessa fase da vida, a mulher pode ter sintomas como ondas de calor, secura vaginal, dor durante o sexo, problemas de sono e suores noturnos. Assim, esses sintomas acontecem pela queda de alguns hormônios e podem aparecer um pouco antes da última menstruação, na fase de transição.

Dessa forma, algumas mulheres podem ter indicação de repor os hormônios para aliviar os sintomas.

O que é terapia hormonal?

A terapia hormonal, ou “terapia de reposição hormonal”, é um tratamento médico que pode ajudar a aliviar os sintomas da menopausa.

Existem dois tipos de terapia hormonal, dependendo se você toma um ou dois hormônios:

  1. Estrogênio apenas. O estrogênio é o principal hormônio usado na terapia hormonal. Porém, às vezes, é chamado simplesmente de “terapia de estrogênio”.
  2. Estrogênio mais progesterona. Algumas mulheres já passaram pela cirurgia de retirada do útero. Mas, se você ainda tem útero, também precisará do hormônio chamado progesterona. Porque, tomar progesterona ajuda a reduzir o risco de câncer uterino, o que pode ocorrer quando o estrogênio é usado isoladamente. Assim, estrogênio mais progesterona às vezes é chamado de “terapia hormonal combinada”.
terapia hormonal
É sempre importante discutir com o ginecologista quais são as melhores opções

Como funciona?

Primeiramente, na terapia hormonal com estrógeno, o objetivo é repor e equilibrar esse hormônio no seu corpo. Dessa forma, o alívio dos sintomas da menopausa pode ser de duas maneiras:

  1. Terapia sistêmica. A reposição do hormônio ocorre na corrente sanguínea e viaja para os órgãos. Os exemplos são: pílulas, adesivos, géis e sprays.
  2. Terapia local. Mulheres que apresentam apenas secura vaginal podem fazer terapia de estrogênio local na forma de um anel, comprimido ou creme vaginal. Assim, essas formas liberam pequenas doses de estrogênio diretamente na vagina.

Na terapia combinada com progesterona, as formas de uso podem ser a mesmas, e este outro hormônio é adicionado aos medicamentos. Além disso, o dispositivo intrauterino (DIU), que libera progesterona, também pode ser uma opção.

Como devo decidir se devo fazer terapia?

É muito importante que você e o seu médico discutam qual a melhor forma de reposição, pois a indicação é individual e depende dos seus sintomas, dos seus riscos e dos hábitos de vida.

Primeiramente, converse com seu ginecologista sobre o que pode funcionar melhor para você. Em seguida, se você decidir fazer terapia hormonal, é preciso avaliar os sintomas, pesando riscos e benefícios ao longo dos anos.

Quais são os benefícios?

A terapia sistêmica com estrogênio (com ou sem progesterona) é um bom tratamento para as ondas de calor e suores noturnos. Mas por outro lado, a secura vaginal pode ser aliviada apenas com um creme local. Ademais, outros benefícios são a prevenção da osteoporose (graças ao estrógeno) e a redução do risco de câncer de cólon (pela terapia combinada).

terapia hormonal
Você e o seu médico precisam avaliar os riscos e benefícios

Como a terapia hormonal afeta o risco de câncer?

A terapia apenas com estrogênio faz com que o revestimento do útero fique mais espesso, o que aumenta o risco de câncer de endométrio. Portanto, adicionar a progesterona diminui esse risco.

Por outro lado, a terapia combinada pode aumentar o risco de câncer de mama. Assim, mulheres com histórico de câncer de mama sensível a hormônios devem tentar primeiro as terapias não hormonais.

Quais são os outros riscos?

Mulheres de idade mais avançada podem ter mais risco de doenças cardíacas se usarem terapia hormonal. Ademais, a terapia hormonal pode aumentar o risco de outras condições como trombose e doenças da vesícula biliar. Portanto, mais uma vez é importante discutir com o seu médico sobre os riscos e benefícios.

Quem não deve fazer terapia hormonal?

A terapia hormonal sistêmica geralmente não é recomendada se você já teve:

  • Câncer de mama ou endometrial
  • AVC
  • Infarto
  • Trombose
  • Doença hepática.

Ademais, a terapia hormonal também não é para mulheres grávidas.

instituto villamil ebook parto dos sonhosNão deixe de ler esse e-book para aprender mais sobre como o parto pode ser incrível.

Quais são os efeitos colaterais?

  • Sangramentos no corpo ou sangramento vaginal, que geralmente param dentro de 6 meses
  • Dor temporária na mama
  • Inchaço
  • Dores de cabeça

Quais são as outras alternativas?

Muitas mulheres querem outras opções além da terapia hormonal para tratar os sintomas da menopausa. Assim, as alternativas podem ser:

  • Hidratantes e lubrificantes vaginais de venda livre
  • Medicamentos não hormonais, como: antidepressivos para aliviar ondas de calor, moduladores de estrogênio para aliviar ondas de calor ou dor durante o sexo.
  • Inserção vaginal diária chamada dehidroepiandrosterona para aliviar a dor durante o sexo
  • Suplementos de plantas e ervas, incluindo alguns produtos de soja

Converse com seu ginecologista sobre qual tipo de tratamento é adequado para você.

Existem outros usos para a terapia hormonal?

O médico pode prescrever a terapia hormonal por outras razões além da menopausa.

  • Para prevenir a osteoporose
  • Para iniciar a puberdade em adolescentes com amenorreia primária
  • Como parte de uma transição de gênero
  • Para tratar alguns tipos de câncer ou para aliviar alguns sintomas do câncer
  • Para tratar a infertilidade em certas situações

Leia mais:

Vídeos recomendados:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat