A cefaleia associada ao sexo é relatada na história da medicina. Já se sabe que sexo pode causar dor de cabeça desde os tempos de Hipócrates, cerca de 400 anos antes de Cristo. Porém a cefaléia associada ao sexo só foi documentada oficialmente na literatura médica em 1970, por Kritz.
Sexo e contração muscular vigorosa
Pouco antes de atingir um orgasmo, o corpo passa por instantes de intensa contração muscular, sobretudo na face, ombros e pescoço. A contração vigorosa desses músculos pode ser suficiente para desencadear um episódio de dor de cabeça. E é por isto que sim, o sexo pode causar dor de cabeça.
Fisiologia do sexo
Durante o sexo, ocorrem alterações naturais no organismo como aumento da pressão arterial e das frequências cardíaca e respiratória, aumento do consumo de oxigênio pelos músculos em movimento e também maior direcionamento de fluxo sanguíneo para a pelve. Tudo isso pode desencadear uma vasoconstrição cerebral e consequentemente, dor de cabeça.
Baixa pressão do líquido cefalorraquidiano
Uma terceira explicação e também uma causa bastante rara seria cefaleia por baixa pressão do líquido cefalorraquidiano. Pode acontecer independente do sexo, por outros motivos que diminuem a pressão deste líquido.
Abstinência de sexo
Geralmente, quando a pessoa tem crises recorrentes de cefaleia após o sexo, ela pode começar a querer evitar a atividade sexual para evitar as crises. Entretanto existem outras possibilidades de tratamento para que a pessoa não precise se abster de sexo como forma de prevenção.
Procure seu médico.
Sexo pode causar dor de cabeça, mas isso não precisa trazer impacto negativo para o casal.
Existem técnicas de relaxamento muscular e tratamentos para prevenção de crises de cefaleia que podem ajudar muito.
O mais importante é você saber que não é psicológico. A cefaleia causada por sexo existe, assim como opções terapêuticas para o problema.
Leia mais: