Sexo e menstruação: Posso transar naqueles dias?

possotransarmenstruada

 

Sexo e Menstruação são um assuntos que despertam bastante curiosidade. Posso transar menstruada? Esta é uma dúvida de muitas mulheres. Mas há alguma diferença para o corpo fazer sexo nesses dias se comparado aos outros dias do ciclo?

 

Na verdade não existe impedimento formal do ponto de vista médico sobre relações sexuais durante o período menstrual. Mas é importante ter em mente algumas informações antes de decidir transar naqueles dias.

Sobre sexo e a duração da menstruação

  • Fazer sexo durante a menstruação pode abreviá-la. Isso porque o esperma estimula a contração uterina,  fazendo com que o endométrio seja expelido em maior quantidade e mais rapidamente. Isso também pode intensificar as cólicas menstruais em mulheres que sofrem de dismenorreia.

 

Menstruação e libido

  • Para alguns casais, o sexo durante a menstruação afeta a libido. O homem pode ficar temporariamente impotente, ao ser inibido pelo cheiro da menstruação; e a mulher pode não sentir vontade de fazer sexo devido aos sintomas menstruais como dores de cabeça, cólicas, diminuição da pressão arterial e queda da temperatura corporal. Nesses casos, sexo e menstruação não serão uma boa combinação.
Sexo durante a menstruação
Sexo durante a menstruação

Doenças sexualmente transmissíveis

  • Durante a menstruação, há uma maior facilidade para transmissão de doenças. O risco de contrair uma doença sexualmente transmissível é maior tanto para o homem quanto para a mulher.
  • O homem fica em contato direto com sangue da parceira, além das secreções vaginais habituais. E a mulher fica mais vulnerável a contrair bactérias devido à perda de barreiras protetivas como o tampão mucoso e devido à dilatação cervical. Isso facilita a ascensão pelo aparelho reprodutor feminino interno sobretudo de clamídia e gonorreia, importantes causas de doença inflamatória pélvica na mulher.

 

É impossível engravidar fazendo sexo durante a menstruação?

  • A resposta é NÃO! Não é impossível. Se a mulher tem ciclo menstrual muito curto, de 20 dias por exemplo, e tem relações sexuais no período menstrual, reduzindo a duração da menstruação… há possibilidade de sobrevivência dos espermatozoides até a ovulação e com isso, poderia ocorrer gravidez.
  • É bastante difícil que isso aconteça, mas não é impossível. De qualquer forma, o período menstrual costuma ser o período mais distante da data fértil da mulher e portanto o momento do ciclo mais improvável de engravidar.

Observe que muitos desses “problemas” sobre sexo e menstruação mencionados no texto podem ser evitados com o uso de preservativo.

O transar durante a menstruação é uma decisão do casal, e desde que ambos se sintam confortáveis, tudo bem!

 

Texto Escrito pela Dra Carolina Vargas Duarte (CRMMG 83943), colaboradora do Instituto Villamil.
Instagram: @dracarolinavduarte

LEIA MAIS:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat