Quantas horas o bebê precisa dormir?

quantashorasobebeprecisadormir

A quantidade de horas que o bebê precisa dormir pode ser definida pela tabela do sono do bebê. Este é um recurso útil para que os pais saibam e acompanhem as necessidades da sua criança à medida que elas vão crescendo.

Além disso, ela pode trazer uma certa tranquilidade para os pais de primeira viagem que ainda não estão acostumados com a rotina de vida de um bebê.

 

Quantas horas de sono o bebê precisa?

Essa é uma dúvida comum entre pais e mães. A resposta é: depende. As necessidades variam conforme a criança e a faixa etária, mas, em geral, quanto mais novas, maior a quantidade de horas de sono.

Confira a tabela desenvolvida pela American Sleep Association, que estabelece a média de horas de sono de acordo com cada idade:

 

tabela-do-sono - Instituto Villamil
Confira a Tabelinha do Sono da Criança.

 

Lembrando que, além da rotina de cada família, também devemos levar em consideração os fatores individuais, uma vez que cada organismo trabalha de um jeito. Há crianças que precisam e vão dormir mais que outras, porém é importante que os pais estejam atentos e procurem a ajuda do pediatra em caso de dúvidas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), quando o bebê despertar à noite, o recomendado é checar a temperatura e as fraldas e ficar no quarto dele até que ele se acalme e adormeça novamente.

Meu filho não dorme bem. E agora?

Uma boa noite de sono é essencial em qualquer idade. Afinal, enquanto dormimos, o corpo fortalece o sistema imunológico, assimila as experiências do dia e libera hormônios importantes. Isso porque o hormônio do crescimento é liberado em maior quantidade e velocidade durante o sono mais profundo. Por isso, se você já ouviu dizer que a criança tem que dormir bem para poder crescer, pode acreditar viu?!

Dessa forma, podemos arriscar a dizer que o sono impacta não apenas no desenvolvimento da criança, como também na qualidade do sono de toda a sua família. Sendo assim, noites mal dormidas ou quantidade insuficiente de horas de sono podem levar a problemas no crescimento e desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os distúrbios associados ao sono vão desde a sonolência até o comprometimento do humor, atenção, raciocínio, memória e equilíbrio.

É muito importante garantir uma boa higiene do sono em crianças para não afetar o desenvolvimento.

 

Como ensinar meu bebê a dormir melhor a noite?

Na hora do sono, o papel dos pais ou cuidadores é de transmitir segurança e proporcionar um ambiente favorável ao relaxamento e descanso da criança.

Dicas para ajudar a criança a dormir melhor:

– Diferenciar bem dia e noite: durante o dia, manter o ambiente claro, com os sons comuns da casa; à noite, reduzir o ritmo e as luzes. Isso ajuda a regular o relógio biológico da criança;

Jantar pelo menos 2 horas antes de ir para cama e evitar alimentos e bebidas estimulantes, como chocolate, refrigerante, bebidas cafeinadas ou chá-mate;

– Evitar brincadeiras que agitem a criança e telas pelo menos 1 hora antes de dormir;

– Dar um banho relaxante antes de deitar pode ser uma ótima opção;

– Ter um mesmo horário para dormir e para despertar todos os dias também ajuda a regular o ritmo circadiano, importante para a qualidade de sono;

– Levar a criança para a cama ainda acordada para fazer o ritual do sono, permanecendo perto até que a criança adormeça. Dormir no próprio quarto ajuda no desenvolvimento de autonomia e segurança, facilitando que ela volte a dormir, caso acorde no meio da noite;

– Estabelecer uma rotina pré-sono, que pode ser adaptada conforme o perfil da família e que inclua ler um livro, cantar músicas calmas ou fazer uma massagem. O importante nesse momento é que a criança entenda e associe que está chegando a hora de dormir;

Portanto, estabelecer uma rotina e um ambiente propício para o sono traz benefícios não só para a criança, mas para toda a família. Aproveite as dicas e curta esse momento!

 

Leia mais!

O bebê só quer dormir no colo: o que fazer?

Regressão do sono: saiba como ela afeta o seu bebê!

Sono do bebê: o que você deve saber?

Regressão do sono: saiba como ela afeta o seu bebê!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat