Quando o bebê começa a engatinhar?

Intituto Villamil - engatinhar

Por volta dos 8  meses o bebê começa a se arrastar e fica em posição para engatinhar. Aos 9 meses ele é capaz de coordenar melhor os movimentos e dar as primeiras engatinhadas. Seu bebê tem 9 meses ou mais e ainda não engatinha? Não se preocupe, as variações no desenvolvimento dos bebês são normais. Afinal, cada criança tem seu ritmo próprio. Muitas crianças pulam essa etapa, e já começam a andar com apoio por volta dos 12 meses. 

Intituto Villamil - engatinhar
Nunca deixe os pequenos explorarem sem supervisão.

O desenvolvimento da criança depende de muitos fatores, dentre eles o estímulo dos pais e cuidadores. Podemos dividir o desenvolvimento infantil em 4 grandes grupos de habilidades: 

  • Motora grosseira (engatinhar, andar, saltar, pular..); 
  • Motora fina (pegar objetos, movimento de pinça com os dedos, passar de uma mão para outra, construir torres…); 
  • Comunicação e Linguagem (sorrir, vocalizar, falar, ser compreendido…
  • Social (contato visual, rir, preferir a mãe, estranhar estranhos…).

Cada grupo e cada fase do desenvolvimento a criança precisa de estímulos diferentes. Quanto mais lúdicas, prazerosas e afetuosas forem as experiências vivenciadas pela criança em seu meio, melhor será seu progresso rumo ao aprendizado. Dessa forma, o mais importante em todas as fases é criar um ambiente seguro, de carinho e afeto que a criança possa explorar e se divertir. 

 

Como saber se o bebê está quase engatinhando?

O engatinhar se encontra dentro do grupo de habilidades motoras grosseiras. Quando a criança começa a sentar sem apoio, fica na posição de quatro, tenta alcançar bola e objetos em movimentos são alguns dos sinais que indicam que a criança deve estar pronta para engatinhar.  Mas, se seu bebê tem 7 ou 8 meses e ele senta com apoio ou com o tronco inclinado para frente e as mãos apoiadas no chão ele ainda precisa desenvolver um pouco mais das habilidades motoras grosseiras para começar a engatinhar. Estimule ele a pegar objetos longes ou objetos que movem, a ficar sentado com alguma ajuda, que em pouco tempo ele começara apresentar sinais de prontidão. 

4 maneiras de limpar os brinquedos de banho do bebê!

O que fazer para estimular o bebê a engatinhar?

Uma boa forma para incentivar a criança a engatinhar é colocá-la no chão ou em uma superfície rígida. Você pode colocar um paninho, ou um tapete para proteger sua pele do atrito com o chão. Evite superfícies muito moles ou que escorreguem como edredons e cobertores pois pode ser mais difícil para criança se equilibrar. Espalhe brinquedos que se movimentam como bolas e carrinhos, ou pegue um brinquedo que chame atenção e coloque longe da criança. Use palavras positivas e crie um ambiente lúdico para que a criança tente alcançar esses objetos.

Provavelmente, nas primeiras vezes a criança não vai conseguir equilibrar muito bem ou coordenar os movimentos, mas com o tempo ela vai começar a entender melhor seu próprio corpo e começar a dar os primeiros passinhos. Evite comparar seu filho com outras crianças ou até mesmo com seus irmãos e irmãs. Cada bebê é único e precisa de seu próprio tempo para aprender e se desenvolver.

 

Quando posso colocar meu bebê no chão? 

Essa é uma escolha dos pais. Desde bem pequenininho a criança pode ser colocada para brincar no chão se tomado os devidos cuidados de segurança. Bebês de até 3 meses que ainda não sustentam o pescoço podem ser colocados deitada no chão em cima de toalhas, cobertores, almofadas para evitar que eles fiquem desconfortáveis. Por volta dos 6 meses a criança começa a sentar com apoio e a rolar. Nessa fase ela pode ser colocada para brincar apoiada em uma almofada com alguns brinquedos em volta, por exemplo.  Aos 9 meses, a criança já começa a ficar sentada sem apoio, esse é um ótimo momento para colocá-la no chão com brinquedos e estimular as habilidades motoras finas e grosseiras. 

Intituto Villamil - engatinhar
Utilize protetores de tomadas para evitar acidentes.

Cuidados com a segurança 

  • Não deixe seu bebê no chão sem supervisão de um responsável 
  • Evite muitas almofadas, cobertas ou bichos de pelúcia pois estes podem obstruir as vias aéreas das crianças. 
  • Não deixe a criança engatinhar próximo de quinas, escadas, tomadas, locais com água ou possíveis perigos. 
  • Evite que a criança entre na cozinha. Trave as gavetas com prendedores específicos e deixe os cabos da panela virados para dentro do fogão.  
  • Quando o bebê dá sinais que consegue ficar em pé com apoio, abaixe a altura do berço para evitar acidentes. 
  • Coloque telas de proteção em janelas e varandas
  • Mantenha os vasos sanitários com a tampa fechada
  • O bebê adora explorar! Fique sempre atento para onde ele está indo. 
  • Limpe bem o chão! Agora seu bebê é capaz de alcançar pequenas objetos, moedas, brinquedos que podem ter caído no chão, e claro, ele vai colocá-las na boca se tiver chance. 
  • Quando o bebê está engatinhando, ele está a um passo de começar a andar. Logo ele vai começar a se debruçar em móveis e objetos para se apoiar e ficar em pé. O risco é a peça virar e cair sobre a criança. 

 

É normal bebê de 8 meses não engatinhar?

Sim! Não se preocupe, muitas crianças demoram um pouco mais para adquirir algumas habilidades. Além disso, alguns pequenos pulam essa etapa e simplesmente aprendem a caminhar antes. O importante é sempre estimular a criança e criar um ambiente seguro, aconchegante e com muito amor para que ela possa se desenvolver. De acordo com a Escala de Denver, que é uma escala usada para avaliar os 4 grandes grupos de desenvolvimento, é esperado que uma criança de 8 meses ter as seguintes habilidades: 

  • Motora grosseira: maioria das crianças já sentam sem apoio e 75% das crianças já ficam em pé apoiado.
  • Motora fina: mais de 75% das crianças pegam 2 cubos e mais de 50% das crianças agarram com polegar e dedos.
  • Comunicação e Linguagem: maioria das crianças emite sons, fala mama e papa não específicos, combinam sílabas e tagarela. Algumas crianças já são capazes de falar papa e mama específicos. 
  • Social: as crianças começam a bater palmas, indicar desejos e a dar tchau. 

Se você acha que seu bebê não realiza muita das atividades que crianças de 8 meses já realizam ou caso você suspeite de algum atraso no desenvolvimento, procure a orientação de um médico pediatria. 

Intituto Villamil - engatinhar
Um ambiente acolhedor é fundamental para o bom desenvolvimento infantil.

Quando o bebê deve começar a andar?

Andador para bebê: tudo que você precisa saber

Os acidentes são evitáveis e na maioria das vezes, o perigo está dentro de casa! Sociedade Brasileira de Pediatria

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat