O pré-natal de alto risco é o acompanhamento, durante toda a gravidez, de uma mulher que tenha alguma condição especial de saúde.
Basicamente se enquadram no critério de pré-natal de alto risco mulheres que:
1- Já apresentavam alguma doença antes de engravidar. Por exemplo: hipertensão arterial, obesidade, doenças da tireóide;
2- Desenvolveram alguma doença durante a gravidez. Por exemplo: diabetes gestacional, trabalho de parto prematuro, pré-eclâmpsia;
3- Têm alguma condição ou doença que pode oferecer risco aumentado de complicações na gravidez ou no parto. Por exemplo: trombofilia, doenças genéticas na família, ter tido parto prematuro ou perda gestacional no passado.
Para mulheres que já têm doenças ou condições que aumentem seu risco gestacional é recomendado uma consulta pré-concepcional com médico especialista em gravidez de alto risco. Desta forma serão feitas orientações e planejamento que visam diminuir os riscos de complicações.
Sim. o parto normal é a melhor opção para a grande maioria das mulheres que têm doenças prévias ou que apresentam complicações durante a gravidez.
No Instituto Villamil o acompanhamento do pré-natal de alto risco é feito por equipe multidisciplinar. Além do obstetra de referência (o que ela escolheu para seu acompanhamento), a gestante também é acompanhada por um obstetra especialista em gravidez de alto risco.
Exames de sangue, urina e ultrassom são realizados com maior frequência. Ademais são realizados outros testes como: “fibronectina fetal”, “PCR para DST’s” e cálculo de risco de parto prematuro e anomalias cromossômicas.
A equipe de obstetras da Villa acredita que um pré-natal bem feito garante a saúde e a segurança da mulher. Além disto, também garante o bom desenvolvimento do bebê e um parto saudável.
Copyright ©2022. Instituto Villamil