Posições para a grávida dormir: conheça as melhores!

posições para a grávida dormir

Uma boa noite de sono é muito importante para a saúde da gestante e do feto. Entretanto, à medida que a barriga vai crescendo, torna-se cada vez mais difícil encontrar uma posição confortável para a grávida dormir e ter uma boa noite de sono.

Para te auxiliar a encontrar a melhor posição e se adaptar aos desafios de cada trimestre, confira neste post tudo  que você precisa saber sobre posições para a grávida dormir, que são seguras e confortáveis. Você também vai encontrar dicas para melhorar o sono durante a gravidez!  

Posições para a grávida dormir

Dormir de bruços

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Se confortável, dormir de bruços é seguro

Se essa posição é confortável para você, não tem problema nenhum! No início da gestação, dormir dessa forma pode ser desconfortável para algumas gestantes por causa da sensibilidade dos seios, ao passo que à medida que a barriga cresce, essa posição pode se tornar desconfortável ou até impossível para a grávida dormir, e nesse ponto será necessário escolher outra posição.

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Dormir de barriga para cima

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Dormir de barriga para cima pode pressionar a veia cava inferior

Durante o segundo e terceiro trimestre de gestação, essa posição não é recomendada por alguns profissionais. Ao dormir de barriga para cima, todo o peso do útero em crescimento e do bebê vão repousar sobre as costas, os intestinos e a veia cava inferior, que é a principal veia responsável por levar sangue da parte inferior do corpo para o coração. Nesse sentido, toda essa pressão pode agravar problemas como dor nas costas e hemorróidas. Além disso, o excesso de pressão na veia cava inferior pode causar hipotensão, que é quando a pressão arterial fica mais baixa, e a grávida pode ter tontura e fraqueza ao se levantar.

Mas não se preocupe se ao acordar você se encontrar nessa posição! Durante o sono, é comum mudarmos de posição diversas vezes. Apenas evite dormir nessa posição por muito tempo, e troque de posição quando acordar assim.

Dormir de lado 

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Dormir para o lado esquerdo é ótimo para a grávida pegar no sono!

Dentre as posições para a grávida dormir, essa é a ideal para pegar no sono no segundo e no terceiro trimestre, principalmente para o lado esquerdo! Essa posição possibilita que a placenta receba o máximo fluxo de sangue e nutrientes, pois há menos pressão na veia cava. Além disso, há uma melhora na função renal, que traz como consequência menos inchaço nos pés, tornozelos e mãos. Desde o primeiro trimestre, essa posição traz benefícios para a gestante. 

Dormir na rede

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A rede pode ser uma ótima opção como posição para a grávida dormir de forma confortável

A rede pode ser muito confortável para as gestantes. Em primeiro lugar, a posição com a cabeça suspensa diminui os riscos de azia pela manhã, e as pernas que também ficam suspensas podem sofrer menos de inchaços. Ademais, opte sempre pelas redes mais largas, para ter mais liberdade de movimento enquanto dorme. Por fim, tente também colocar travesseiros na rede, e veja se a posição fica ainda mais confortável para você.

Dicas para uma boa noite de sono durante a gravidez

  • Usar muitos travesseiros: os travesseiros podem ajudar a acomodar melhor as pernas, as costas e a barriga. Por isso, tente colocar travesseiros entre as pernas e nas costas para evitar câimbras e desconfortos.

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  • Travesseiro da gestante: para um suporte extra, você pode utilizar um travesseiro em formato de cunha ou um “travesseiro de gravidez”, que tem 1,5 metros e é de corpo inteiro
posições para dormir
O travesseiro da gestante pode deixar a noite de sono mais confortável
  • Elevar as pernas antes de dormir: deixar as pernas para cima por 1 hora antes de dormir pode melhorar o inchaço e as câimbras noturnas. Se você prefere dormir de barriga para cima ou na rede, tente elevar as pernas com travesseiros durante o sono também.
  • Evitar líquidos em excesso antes de dormir: assim, você não vai ter que acordar muitas vezes durante a noite para ir ao banheiro. Caso você goste de tomar chás antes de dormir, verifique com seu médico se o chá em questão é seguro de tomar durante a gravidez.

Tenha em mente que é normal se sentir desconfortável ou dormir mal por algumas noites. Ainda assim, o corpo da gestante se ajusta a uma nova posição com o tempo!

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