Planejamento reprodutivo: principais questões

Quando pensar em planejamento reprodutivo

Quando falamos sobre planejamento reprodutivo é comum a associação com a ideia da contracepção. Logo pensamos em camisinha, DIU, pílulas anticoncepcionais… No entanto, vai muito além disso. Devemos refletir que o principal objetivo é decidir de forma consciente sobre nossas escolhas diante a maternidade. Isso é, quantos filhos se deseja ter e quando é o melhor momento. Uma vez que questões financeiras, anseios pessoais, entre outros fatores, nem sempre acompanham a nossa capacidade reprodutiva.

Seguindo esse raciocínio, é preciso ter em mente que com o passar do tempo a reserva ovariana diminui. E dessa forma devemos também planejar a hora de ter filhos. Isso pelo fato de todas as mulheres já nascerem com uma quantidade determinada de folículos . Ou seja, não há produção durante a vida e o suprimento de óvulos está em continua redução . Bem como a qualidade dos óvulos pode sofrer alguma alteração com o tempo. E isso é um processo natural do corpo feminino.

Dessa forma, o planejamento reprodutivo é algo necessário para evitar surpresas no momento que for considerado ideal para ter filhos.

Quando pensar em planejamento reprodutivo?

O Planejamento reprodutivo é algo importante para a saúde da mulher, do homem e do bebê. Dessa forma, conversar com o parceiro é algo necessário . Também existem mulheres independentes que  precisam refletir sobre a sua importância . E quanto antes maiores são as chances para concretizar a maternidade. Da mesma forma que hoje em dia é básico um planejamento financeiro e da carreira profissional, muito antes da sua concretização ,mais ou menos entre 25 e 30 anos. O planejamento reprodutivo realizado por um especialista em Reprodução Humana pode ajudar na tomada das melhores decisões.

Quanto antes pensar em planejamento reprodutivo maiores são as taxas de sucesso.

 

Então conseguimos monitorar a fertilidade?

De certa forma sim. A avaliação de fertilidade é feita através de consultas com o especialista em Reprodução Humana tendo como referência a história clínica e a familiar do paciente, bem como exames de sangue e de imagem.

Assim, por meio de um exame ecográfico transvaginal é possível realizar a contagem de folículos antrais ( CFA) que reflete relativamente bem a reserva ovariana. A dosagem sérica do hormônio anti-mulleriano que é produzido pelas células dos folículos complementa a avaliação.

Congelamento de óvulos é uma opção?

A vantagem dessa técnica é a possibilidade de deixar os óvulos congelados por tempo indeterminado, sem comprometer a sua qualidade.  Sendo que não existe data limite para o congelamento, porém é recomendado que o procedimento seja realizado antes dos 35 anos.

Outra alternativa é o congelamento de embriões para casais que desejam preservar a fertilidade. Esses procedimentos são seguros e tem uma boa taxa de sucesso. O planejamento reprodutivo é feito de forma individualizada e o objetivo é obter alguma segurança no futuro.  Saiba mais sobre congelamento de óvulos clicando aqui.

Planejamento Reprodutivo
Adiar a maternidade tem se tornado uma atitude cada vez mais comum por isso a importância do planejamento reprodutivo.

 

Assim, mesmo diante de uma vida que incluem atividades físicas regulares, dieta adequada, controle de peso corporal e medidas de redução do estresse, os 40 anos de hoje não são os 20 anos de antigamente com relação a fertilidade.

Mesmo com uma boa saúde , o relógio biológico reprodutivo não acompanhou a evolução social…Infelizmente muitas mulheres quando chegam ao topo da carreira se surpreendem com problemas ou até mesmo a limitação do sonho de ser Mãe!

É um assunto necessário, e precisamos de um espaço para o planejamento reprodutivo pois através dele aumentamos a chance de sucesso futuro.

 

 

LEIA MAIS:

O que é a reserva ovariana?

Gravidez após os 35 anos: quais são as principais dúvidas?

Vídeos relacionados:

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat