Acreditamos que o parto é um momento único para a mulher, para o casal e para a família. Nos alegramos em preparar grávidas e seus parceiros para a vivência do parto positivo, saudável, respeitoso e seguro. Entendemos que as intervenções médicas e tecnológicas no parto são bem vindas quando necessárias e que o suporte da equipe de cuidado é essencial para que o nascimento seja uma experiência maravilhosa para mãe e bebê.
O PARTO NORMAL (ou vaginal) acontece quando o bebê passa pela vagina, podendo ou não ter acontecido intervenções médicas durante o processo. Um parto normal pode ser natural ou não. As intervenções no parto têm o objetivo de aumentar a segurança para a mulher e para o bebê ou, ainda, aumentar o conforto da mulher (analgesia farmacológica).
PARTO NATURAL – É o parto que acontece naturalmente, apenas com os hormônios da mulher, sem que haja qualquer intervenção tecnológica ou médica.
PARTO HUMANIZADO – O parto humanizado pode ser normal ou natural. No parto humanizado a mulher é respeitada nas suas escolhas, que fez de antemão, baseada nas informações recebidas durante a gravidez. Durante o trabalho de parto ela tem liberdade de movimentação, de uso de técnicas não farmacológicas de conforto e o ambiente é acolhedor, de preferência em suítes de parto, evitando o ambiente de bloco cirúrgico. Se desejar pode usar técnicas medicamentosas para alívio da dor (analgesia peridural/raquidiana) e a posição no momento do bebê nascer é de escolha dela. As intervenções médicas são realizadas apenas quando necessárias, evitando-se acelerar o processo do nascimento e respeitando o tempo da mulher e do bebê.
PARTO POSITIVO – No parto positivo a satisfação da mulher é uma marca, independente de ter sido normal ou cesariana. Ao se preparar para o parto positivo, a mulher se entrega. Através de técnicas de auto-hipnose e mindfulness desliga seu racional e vive todo o processo íntimo e hormonal do parto, independente do seu desfecho.
PARTO NA ÁGUA – Acontece com a mulher imersa em água morna, numa piscina ou banheira. Saiba mais.
Copyright ©2022. Instituto Villamil