Os benefícios de adiar o primeiro banho do bebê

banho-do-bebe-Instituto-VillaMil

O primeiro banho do bebê pode ser um momento de descobertas e conexão entre a família, mas também pode gerar muitas dúvidas. Primeiramente, é preciso destacar que a higiene do bebê não pode ser considerada algo banal. Isso porque as práticas de higiene feitas de forma inadequada podem afetar a saúde da pele do recém nascido.

A pele exerce várias funções e a mais importante delas é atuar como barreira. Desse modo, a pele é responsável por: prevenir a desidratação, dificultar a intoxicação e prevenir infecção. No caso bebê, ainda no útero, a pele é envolvida pelo líquido amniótico e pelo vérnix caseoso.

banho-do-bebe-Instituto-VillaMil
O vérnix caseoso é a proteção natural da pele do recém nascido.

Essas substâncias desempenham uma espécie de defesa imunológica e, estudos apontam que, possuem substância antibactericidas. Isso significa que, apesar de frágil, a pele do bebê possui uma proteção própria e por isso é importante avaliar a necessidade do primeiro banho do bebê logo após o nascimento.

Bebê amarelo: saiba mais sobre a Icterícia Neonatal

Por que não dar o primeiro banho no bebê logo após o nascimento?

O banho do bebê deve envolver bem estar e conforto para o recém-nascido e para a família. Assim, é essencial lembrarmos que a higiene do bebê pode estar ligada à prevenção de infecções de pele e infecções que podem ser iniciadas através da pele.

Porém, apesar de ser essencial, a higiene do recém nascido feita de maneira incorreta e sem orientação pode trazer risco para saúde desse bebê. O banho logo após o nascimento do bebê pode acarretar em: surgimento de inflamações na pele, hipotermia, aumento do consumo de oxigênio, stress respiratório e alteração dos sinais vitais.

Terror noturno e pesadelos: qual a diferença?

Então, quando é indicado dar o primeiro banho no bebê?

banho-no-RN-InstitutoVillaMil
O primeiro banho do bebê deve ser autorizado pelo Pediatra após avaliação.

O primeiro banho deve ser feito após avaliação médica, pois é importante que o bebê esteja com estabilidade térmica, cardíaca e respiratória por duas a quatro horas após o nascimento. Esse banho do recém nascido não deve ser realizado antes de 6 horas de vida.  Por isso, é sugerido que a primeira higiene seja somente à remoção das secreções sanguíneas, mantendo o vérnix.

 

banho-do-bebe-Instituto-VillaMil
O primeiro banho do bebê deve ser um momento de conexão entre a família.

O recém nascido não precisa tomar banho diariamente, mas a higiene das pregas, do umbigo e da área de fraldas deve acontecer.  No entanto, caso seja uma escolha da família, não há problema em realizar esse ritual de higiene todos os dias. Inclusive, é permitido dar mais de um banho por dia, desde que sejam rápidos e somente com água.

Como deve ser dado o primeiro banho do bebê?

Após as avaliações médicas, o banho de imersão em banheira ou bacia e com água morna é o mais indicado. Esse tipo de banho permite menor perda de calor e oferece mais conforto ao recém nascido. Isso facilita que a criança mantenha sua temperatura corporal. Porém, é importante lembrar que a imersão do corpo do bebê deve excluir a cabeça e o pescoço e que alguns centímetros de água são suficientes.

O banho, nos primeiros dias se vida devem ser apenas com água, pois a pele do recém-nascido é muito sensível, suscetível a infecções e irritações. Mas, sabonetes podem ser usados desde que tenham o pH fisiológico (um pH entre 4,5 e 6,5) e sejam enxaguados completamente após uso.

A limpeza do bebê deve ser feita de forma suave, sem esfregar a pele com buchas, panos ou toalhas. E, apesar da grande quantidade de produtos de higiene destinados para bebês, a pele deles raramente necessita hidratante ou loções pós-banho.  Se, ainda assim, a família quiser usar um desses cosméticos no bebê, é essencial conversar com o médico pediatra para escolher produtos adequados.

Métodos contraceptivos pós parto

O primeiro banho do bebê em casa, e agora?

O primeiro banho do bebê em casa, muitas vezes, é motivo de insegurança e é considerado desafiador. Com certeza, são necessários muitos cuidados e, nem sempre, a família conta com mãos experientes para auxiliar nesse momento. Mas, vamos dar algumas dicas que tornarão esse momento mais tranquilo:

  1. Deixe tudo preparado antes do banho. Então, separe a roupa, a fralda e tudo o mais que for precisar. Dessa forma, o bebê ficará menos exposto ao frio e aos acidentes se for deixado sozinho.
  2. Prepare a água do banho com a temperatura entre 36,8 a 37,5. Existem termômetros específicos para medir a água do banho, mas essa temperatura também pode ser sentida pelo dorso da mão do adulto. A água deve estar morna, nunca quente ou gelada.
  3. Feche as portas, janelas e evite que o bebê esteja exposto à correntes de ar. Em seguida, tire a roupinha do bebê e, caso a fralda tenha fezes, limpe o bebê com algodão e água morna. É importante limpar bem o bebê antes de realizar o banho de imersão na banheira ou bacia.
  4. Inicie o banho molhando suavemente a cabeça do bebê. Após secar a cabeça do bebê, dê o banho no corpo. Mas, pode ser dado o banho completo de uma só vez, desde que seja iniciado pelo rosto do bebê.
  5. Apoie o bebê com segurança. Para isso, o braço do adulto deve passar ao redor das costas da criança e segurar na axila do outro braço.
  6. É natural que o bebê chore porque se sente inseguro, no entanto, lave o pescoço, axilas, genitais e umbigo.
  7. Vire o bebê de bruços para lavar as costas, nádegas e ânus, mas mantenha o rosto do bebê bem afastado da água. Naturalmente o recém nascido pode parar de chorar nesse momento porque essa posição traz maior segurança para ele.
  8. Após o banho, envolva o bebê na toalha macia e enxugue com bastante cuidado.
banho-do-bebe-Instituto-VillaMil
O banho do bebê deve ser feito com tranquilidade e muito cuidado.

Prontinho! Agora o seu bebê já está pronto para mais uma mamada e uma soneca. Por fim, é importante lembrar que imprevistos podem acontecer e que a família precisa estar tranquila e segura para que cada nova descoberta aconteça de maneira agradável. Aproveite cada minuto de ligação com o seu bebê!

 

Saiba mais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat