A ocitocina é o hormônio do amor, o hormônio que nos faz sentir prazer quando estamos com alguém especial. Nos faz sentir o bem estar de ter afeto, carinho e emoções marcantes com outro ser humano.
O que provoca a liberação de ocitocina?
Assim como outros hormônios e neurotransmissores, a ocitocina é produzida em uma região do nosso cérebro e percorre todo o nosso corpo através do sangue. Depois disso, ela age em diferentes lugares. Principalmente no próprio cérebro e no útero das mulheres.
Várias pesquisas mostram que a produção desse hormônio acontece em momentos de felicidade e entrega, nas demonstrações de afeto, paixão e cuidado. Assim, ele é liberado aos montes em relação sexuais prazerosas, durante o orgasmo, na amamentação e no parto.
Quais alimentos contém ocitocina?
Não existe um alimento específico que tenha ocitocina. Mas na verdade, um conjunto de alimentos saudáveis ajudam o seu corpo na sua produção. Por isso, comer legumes, frutas, verduras e cereais ajudam o seu corpo a trabalhar melhor para produzir esse e outros hormônios da felicidade. O segredo é sempre uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e vitaminas.

Tomar chás naturais também pode te ajudar a relaxar e ter o momentos que estimulam a liberação da ocitocina. Além disso, outra dica é fazer as refeições com pessoas que você ama, dividindo mais momentos afetivos.
O que a ocitocina faz no corpo?
Primeiramente, no nosso cérebro, este hormônio provoca sensação de prazer e bem estar. Além disso, faz modulação da ansiedade, da interação social e da libido.
Como a ocitocina também atua em outros órgãos, ela facilita as contrações uterinas no trabalho de parto e estimula a liberação de leite materno durante a amamentação.
5 maneiras de produzir esse hormônio:
1- FAÇA CONTATO VISUAL: Quando você sorri calorosamente e olha dentro dos olhos de outra pessoa, há liberação da ocitocina que faz com que você se sinta segura e confiante em você mesma.
2- ABRAÇE: Quando alguém se encontra dentro dos braços de outro, ambas se sentem protegidas. Assim, a sensação de acolhimento estimula a liberação de mais ocitocina.
3- APERTE AS MÃOS: O toque pode diminuir a produção de cortisol — o hormônio do stress — e diminuir a pressão arterial, desta maneira aumentando a produção de ocitocina.
4- BEIJE: Além de estimular a produção de dopamina, o beijo também pode estimular o relaxamento e produção de ocitocina.
5- OUÇA MÚSICAS E DANCE: Músicas e danças afetam diretamente o humor, ajudando a produzir esse e outros hormônios de felicidade e prazer.
Não deixe de ler esse e-book para aprender mais sobre como o parto pode ser incrível.
Quanto tempo a ocitocina fica no corpo?
Na medicina, chamamos de meia-vida o tempo necessário para que a concentração de uma substância no nosso corpo caia pela metade. Para a ocitocina esse tempo gira em torno de 10 a 20 minutos, mas a quantidade de hormônio restante no seu corpo depois desse tempo vai depender da quantidade liberada ou da dose, caso seja usada como medicamento.
Quando a ocitocina é indicada?
É possível usar esse hormônio de forma exógena, ou seja, como medicamento. Assim, algumas indicações de ocitocina injetável são:
- Indução do parto por razões médicas, como por exemplo, em casos de gestação pós-termo, ruptura prematura das membranas, hipertensão induzida pela gravidez (pré-eclâmpsia);
- Estímulo das contrações em casos selecionados de inércia uterina;
- Terapia auxiliar do abortamento incompleto, inevitável ou retido.
- Prevenção e tratamento da atonia uterina e hemorragia pós-parto.
Além disso, ela pode usada na forma de spray nasal, com as seguintes indicações:
- Estimulação da secreção de leite em mulheres com dificuldades para amamentar ou extrair o leite;
- Prevenção e tratamento do ingurgitamento lácteo das mamas e prevenção da mastite.
Leia mais:
- Ocitocina: O hormônio do parto e do amor
- O que causa perda de libido na mulher?
- Indução do trabalho de parto