O mecônio é uma substância verde viscosa composta primariamente de água e secreções gastrointestinais que são produzidas pelo feto a partir de 10 semanas. Estas secreções são normalmente eliminadas pelo feto na primeira evacuação após o parto. Entretanto, o mecônio pode ser eliminado pelo feto no líquido amniótico antes do nascimento e na maioria dos casos a presença de mecônio no líquido amniótico reflete apenas a maturação do trato gastrointestinal fetal e do sistema vagal. Apesar disto, existem fatores não fisiológicos que também provocam a eliminação de mecônio no líquido, detectados durante o trabalho de parto. De acordo com a concentração de mecônio no líquido amniótico classifica-se a coloração do líquido como: meconial fuido, moderado e espesso.
O que é a Síndrome de Aspiração Meconial (SAM)?
Qual a incidência da SAM?
Quais bebês têm maior risco de apresentar a SAM?
Por que o bem estar do bebê durante o trabalho de parto tem relação com a SAM?
O que deve ser feito se o líquido amniótico estiver tinto de mecônio?
Conclusões
- Mecônio não representa fezes do bebê
- A presença de líquido amniótico meconial não é indicação de parto operatório
- A retirada do bebê pela via da cesariana não garante que ele não aspire o mecônio para os pulmões, já que a aspiração pode acontecer antes do nascimento, durante o trabalho de parto ou antes deste
- A presença de mecônio no líquido amniótico, isoladamente, não representa hipóxia intra-útero.
- A assistência imediata por profissional treinado ao bebê com Síndrome de Aspiração Meconial é extremamente importante para sua recuperação.
