O QUE É A PEDIATRIA INTEGRATIVA?

Pediatria Integrativa

O atual panorama da saúde demanda novas áreas voltadas, não apenas para o diagnóstico e tratamento de doenças em crianças, mas para a prevenção e o seu bem-estar físico, emocional, e social.

Por esse motivo a Pediatria com abordagem Integrativa é um programa que oferece práticas e cuidados amplos que se iniciam mesmo antes do nascimento da criança, minimizando os problemas de saúde na infância e reduzindo os riscos de doenças crônicas da vida adulta.

Essa abordagem visa buscar recursos de medicinas complementares que agreguem à puericultura tradicional, auxiliando adequadamente os campos da nutrição, sono, desenvolvimento neuropsicoemocional, atividade física, hábitos de vida e acompanhamento da vida escolar e social.

Os princípios básicos da Pediatria Integrativa são:

• Todos os fatores que influenciam a saúde, o bem-estar e a doença são considerados e incluem a fatores somáticos, emocionais, ambientais e sociais;

• Intervenções efetivas que sejam naturais e menos invasivas deveriam ser preferencialmente usadas sempre que possível;

• Recursos de tratamento, conceitos mais amplos de promoção de saúde e prevenção de doenças, são primordiais;

Bons hábitos, quando incorporados desde cedo, tendem a se perpetuar e retroalimentar os processos de cura;

• Valoriza e incorpora as boas práticas e tecnologias convencionais, sempre com a busca da medicina baseada em evidências em todas as circunstâncias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat