O que causa perda de libido na mulher?

libido da mulher

O que causa perda de libido na mulher?

A perda de libido da mulher traz angústias e frustrações ao relacionamento, pois geralmente resulta em evitação do ato sexual, afastamento do homem e da mulher, sentimento de culpa…

libido da mulher

Existem diversas causas para a perda da libido. Primeiramente devemos lembrar que a mulher é cíclica, e isso significa que nossos hormônios são variáveis no decorrer do mês, de acordo com a fase do ciclo menstrual em que nos encontramos.

Sendo assim, a mulher que não faz uso de hormônios e possui ciclos menstruais naturais geralmente tem maior excitação sexual próximo ao período da ovulação ou período fértil, na metade do ciclo menstrual. Ao mesmo tempo que o período de maior perda de libido do ciclo é nos dias de véspera e durante a menstruação.

Outras causas de perda de libido na mulher importantes de serem lembradas são:

  • AUTOESTIMA BAIXA
    A mulher geralmente antes de desejar alguém precisa se sentir desejada. E para se sentir desejada por seu parceiro, você precisa se considerar DESEJÁVEL. Coisa que não acontece quando se está com autoestima baixa. Assim, investir em si mesma pode ser muitas vezes o primeiro e grande passo para o tratamento da perda de libido.

 

  • CERTOS ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS
    Existem vários tipos de anticoncepcionais, com várias composições hormonais diferentes, sendo que cada um deles possui uma indicação. Anticoncepcionais com efeito altamente anti-androgênico podem diminuir a libido na mulher, como por exemplo os que possuem ciproterona ou medroxiprogesterona na composição.

 

  • OUTROS MEDICAMENTOS
    Além de alguns anticoncepcionais orais, outros medicamentos podem interferir na libido, como por exemplo alguns antidepressivos (fluoxetina, sertralina, paroxetina), diuréticos tiazídicos (hidroclorotiazida, clortalidona), dentre outros.

 

  • CRISE NO RELACIONAMENTO
    A excitação sexual e o orgasmo acontecem na nossa mente. O corpo, os genitais, são uma ponte até o centro de conexão com o prazer, que na verdade está no nosso cérebro. Sendo assim, o desejo sexual tem tudo a ver com a mente. E se o relacionamento não vai bem, se as discussões são frequentes, se há ressentimento entre o casal… dificilmente a mente conseguirá se libertar desses sentimentos ruins parar permitir se entregar aos prazeres sexuais. Sendo assim, visto que os problemas do casal são possivelmente causa de perda de libido na mulher, é fundamental resolvê-los para melhorar a libido.

libido da mulher

A perda de libido na mulher é um problema relativamente comum e que pode ser tratado com ajuda médica. O sexo satisfatório e prazeroso é resultado de uma conexão profunda entre o casal, cujas mentes, corações e órgãos sexuais se encaixam em sintonia. Não deixe de procurar ajuda. Sua vida sexual é importante!

 

LEIA MAIS:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat