Como pode a menstruação atrasar e o teste de gravidez dar negativo?

teste negativo gravidez

Imagine a situação: você está tentando engravidar e começa a apresentar sintomas como enjoos, sono excessivo e seios inchados e a menstruação não aparece. Tudo isso aumenta a ansiedade e a expectativa de uma possível gravidez e de ter um bebê novo em casa. Mas você faz um teste de gravidez de farmácia e o resultado vem… NEGATIVO. Será que o resultado é negativo mesmo e você não está grávida? Ou testes de gravidez podem dar negativo com a mulher já esperando um bebê? Venha entender!

Embora os testes de farmácia tenham evoluído muito nas últimas décadas e atualmente sejam bastante confiáveis, existem uma série de situações relacionadas ao ciclo menstrual da mulher em que o teste de gravidez é negativo, mas a menstruação continua sem aparecer.

teste negativo gravidez
Mesmo com muitos sintomas típicos da gravidez e o desejo de ter um novo bebê em casa, o teste de gravidez pode vir negativo. São vários os motivos que podem explicar essa situação.

 

Dentre esses casos, em muitas situações a mulher está realmente grávida e temos um teste com resultado negativo, o que é conhecido na medicina como um resultado falso negativo. Em outras situações, a mulher realmente não está grávida. Existem vários motivos que podem explicar essa situação:

– Você está grávida, mas o teste foi feito muito cedo

Este é o principal motivo para um resultado falso negativo. Os testes de gravidez disponíveis nas farmácias detectam um hormônio conhecido como B-HCG (gonadotrofina coriônica humana), que é produzido pela placenta, depois da fixação do bebê no útero. Isso ocorre, em média, cerca de 6 dias depois da fertilização. Aí partir daí, o B-HCG é excretado em quantidades suficientes na urina para ser detectado pelos testes de farmácia.

Dessa forma, para evitar surpresas negativas, a maioria dos fabricantes recomenda que o teste seja feito com pelo menos 1 dia de atraso menstrual. Nesses casos, se a mulher estiver grávida, já houve tempo para produção e eliminação do B-HCG, permitindo a detecção da gravidez através da urina.

teste negativo gravidez
Na ansiedade de ter um novo bebê em casa, as tentantes podem fazer o teste de farmácia e o resultado vir negativo.

 

–  Você está grávida, mas o teste foi feito de forma errada

É importante seguir todas as recomendações da embalagem do teste para evitar erros. Fazer o xixi no lugar errado e deixar de colocar o teste na posição correta podem interferir no resultado.

A maioria dos fabricantes de testes recomenda que eles sejam feitos com a primeira urina da manhã, pois nesses casos ela está mais concentrada e a chance de falso negativo diminui. Também existe uma crença de que o consumo excessivo de água pode diluir a urina e atrapalhar o resultado do exame. Essas situações são mais propensas a ocorrerem em mulheres com um atraso menstrual muito pequeno. Entretanto, com a modernização dos testes na atualidade, na maioria das vezes o horário em que se faz o teste e o consumo de muita água não alteram o resultado.

teste negativo gravidez
É importante seguir as recomendações do fabricante e fazer o teste de gravidez da forma correta, para que o resultado reflita a realidade.

 

– Você está grávida, mas o teste possui algum problema

Está é uma situação mais rara. Contudo, podem acontecer erros no processo de produção do teste ou mesmo no seu armazenamento. Além disso, é importante verificar se o teste está com a validade vencida. Nesses casos, o reagente utilizado para detectar o B-HCG pode não estar funcionando, produzindo um resultado falso negativo.

teste negativo gravidez
Problemas no teste podem fazer com que o resultado seja um falso negativo. Se você tem dúvidas, faça um novo teste!

 

Portanto, se você está passando por uma situação assim, faça outros testes. Se ainda assim o resultado vier negativo, a chance de não haver uma gestação são maiores e deve-se procurar um ginecologista para fazer uma investigação mais completa.

– Você não está grávida, e a menstruação está atrasada por algum outro motivo

Uma das razões para essa confusão é o fato de que os sintomas pré-menstruais são muito semelhantes aos sintomas do início de uma gravidez. Isso porque ambos se devem à ação da progesterona, hormônio produzido no final do ciclo menstrual e também durante a gestação.

Nessas situações, pode-se esperar mais alguns dias para ver se a menstruação irá chegar. Se ainda assim, após alguns dias, ela não vier, vale a pena uma investigação maior para saber quais são as possíveis causas.

Entre os motivos que levam ao atraso menstrual em mulheres não grávidas estão os problemas na tireoide e a produção aumentada de um hormônio chamado prolactina. Além disso, dietas muito restritivas e a prática intensa de atividade física também podem levar à esse problema. Também é comum que a ansiedade e o estresse muito intensos causem alterações no ciclo menstrual.

Por fim, pode ser uma alteração na auto regulação hormonal do corpo, que acontece após a mulher ter parado de usar um método anticoncepcional ou após ter usado a pílula do dia seguinte. Também é comum que distúrbios como a Síndrome dos Ovários Policísticos aumente o intervalo entre os ciclos menstruais.

teste negativo gravidez
Fora a gravidez, existem vários motivos que podem explicar o atraso menstrual. Nesses casos, é recomendado procurar um ginecologista.

 

E quando vem um sangramento bem fraquinho?

Nesses casos, pode ser que o fluxo menstrual tenha se alterado naquele mês em específico, também em decorrência dos vários fatores que alteram a menstruação.

Por outro lado, o sangramento em pequena quantidade pode ser um sinal da nidação, processo de implantação do embrião no útero. Nos casos em que houve a fecundação e a mulher está grávida, o embrião precisa se fixar no endométrio, camada de sangue que envolve o útero. Por isso, pode haver a liberação de pequena quantidade de sangue. Dias depois, quando a mulher fizer o teste, provavelmente terá um resultado positivo.

Por fim, é importante dizer que o falso positivo não ocorre nos testes de farmácia, pois, como já falado, eles detectam um hormônio produzido pela placenta. Portanto, se o teste veio positivo, pode comemorar! Você passou de tentante a grávida e em breve haverá um novo membro na família!

teste negativo gravidez
Em muitas das vezes, um teste de gravidez vem com uma ótima notícia… A família vai aumentar!

 

 

Já pensou ter o parto dos seus sonhos?

 

Leia mais:

Como escolher o melhor ginecologista?

– Quais são as alterações da pele na gravidez?

– Sinais e sintomas da gravidez que não podem ser ignorados

– Como é a anestesia no parto normal?

– Gravidez química: tudo o que você deve saber sobre ela!

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat