Menopausa e sexo: tudo que você precisa saber

instituto villamil menoapausa 6

EnHoje vamos falar sobre menopausa e sexo depois da meia idade:

  • Como melhorar o desconforto vaginal?
  • Há perda de desejo?
  • Ou aumento da libido?
  • Muda alguma coisa?

Vamos entender melhor a resposta para essas e outras perguntas que as mulheres frequentemente fazem a respeito do sexo nessa fase da vida.

 

instituto villamil menopausa
Sexo após a meia idade.

 

O que é menopausa ?

A menopausa é um período de grandes mudanças para a mulher, tanto físicas quanto emocionais. Geralmente ocorre após aos 40 anos, sendo a média de idade da menopausa da mulher brasileira em torno dos 50 anos. O fato é que com a falência ovariana, ocorre uma grande diminuição da produção de estrogênio e progesterona, e, ao mesmo tempo, os ovários se tornam produtores importantes de androgênios (testosterona).

Quais as mudanças corporais que ocorrem na menopausa ?

Essas mudanças hormonais podem causar vários sintomas, por exemplo os vasomotores (ondas de calor), ressecamento vaginal, dor durante o sexo e urgência urinária. Adicionalmente, a questão emocional contribui para agravar o quadro, visto que a mulher na menopausa pode ter problemas de aceitação da imagem (“estou ficando velha”), além da síndrome do ninho vazio (tristeza quando os filhos saem de casa).

instituto villamil menopausa 1
Sexo após a meia idade.

 

E a libido ?

Algumas mulheres sentem aumento da libido na menopausa, uma vez que isso pode ser explicado por um momento de aumento dos androgênios durante as transformações hormonais desta fase.

Mas é bastante comum a queixa de perda de libido, muitas vezes relacionada a fatores emocionais e desconforto vaginal pela queda dos estrogênios.

instituto villamil projeto doze meses

É possível ter orgasmos após a menopausa ?

É importante enxergar que a menopausa é o fim das menstruações, porém não é o fim dos orgasmos.

Trata-se de uma fase da vida em que a mulher encontra-se com mais maturidade, sabedoria, auto-conhecimento e, portanto, um momento em que pode vivenciar o sexo sem preocupações relacionadas à contracepção.

Sexo após a menopausa pode ser muito mais leve do que na juventude.

E-book: 7 Dicas para um parto dos sonhos

instituto villamil menoapausa 2 (1)
Sexo após a meia idade.

Como melhorar os sintomas ?

Existem tratamentos para os sintomas desconfortáveis que podem aparecer,  o mais importante é procurar ajuda médica e apoio psicológico neste momento.

Para esclarecer, a verdade é: a menopausa encerra uma fase importante, que é o período reprodutivo da mulher, porém não encerra a vida sexual.

Escrito por: Dra Carolina Vargas Duarte (CRMMG 83943)
Instagram: @dracarolinavduarte

A vida sexual só acaba quando VOCÊ quiser.

Leia Mais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat