Descubra qual é a melhor posição para o bebê dormir

Instituto villamil - bebê dormindo

Qual a melhor posição para o bebê dormir? 

A melhor posição para o bebê dormir ainda é motivo de dúvidas entre muitas famílias.Dessa forma, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), quando se trata das posições mais seguras para os bebês dormirem, a de barriga para cima é a vencedora. Leia este post e entenda o porquê. 

Instituto villamil - melhor posição para o bebe dormir
A melhor posição para o bebê é a de barriga para cima

Porque a melhor posição para o bebê  dormir é de barriga para cima? 

Os bebês devem dormir de barriga para cima, e não de lado ou de bruços, especialmente durante o primeiro ano de vida. O motivo é o seguinte: esta posição demonstrou reduzir a incidência da síndrome da morte súbita do lactente (SMSL), uma das principais causas de morte de bebês com até 1 ano. 

De lado, os bebês podem rolar ou ficar de barriga para baixo, o que pode ser perigoso, devido ao risco de sufocamento e asfixia. Além disso, se o bebê estiver de barriga para cima e vomitar, a tendência é ele tossir e chamar a atenção dos pais, que entrarão em ação para ajudar a criança. Por outro lado, se o bebê estiver de bruços ou de lado, ele pode aspirar o vômito.

A posição mais segura sempre é de barriga para cima.

Instituto Villamil - Melhor posição
A posição de lado e de bruços não é segura para o sono dos pequenos

 

Como evitar morte súbita em bebês?

Além do cuidado de sempre colocar o bebê de barriga para cima, outras medidas também são importantes para um sono seguro: 

Dicas principais:

  • Não colocar almofadas, “naninhas” (paninhos), pelúcias e outros brinquedos dentro do berço, pois eles podem sufocar o bebê. 
  • Evite o excesso de roupas e fraldas, que possam dificultar os movimentos do bebê ou superaquece-lo. Dessa forma, sempre que possível toque na pele do bebe e veja se ele não está suando demais ou incomodado.
  • Deixe os braços do bebê livres, para fora das cobertas, evitando que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas.
  • Protetores de berços acolchoados são contraindicados, pois aumentam o risco de sufocamento. 
  • Evite a ​​exposição do bebê ao fumo ou fumaça do cigarro durante a gestação e depois do nascimento. Os bebês de mães que fumaram durante a gestação têm 3x mais riscos de morte súbita do que os bebês de mães não fumantes. 
  • A falta do aleitamento materno, assim como a prematuridade e o baixo peso ao nascer, também estão relacionados a um risco maior de morte súbita. 

Se o seu bebê sofre com cólicas ou refluxo, procure outras soluções que não influenciem na posição adequada de sono. Independente de qualquer coisa, acredite: colocar o bebê para dormir de barriga para cima é posição mais segura.

Almofadas e brinquedos dentro do berço aumentam o risco de morte súbita do bebê

Qual a melhor posição para o bebê que tem refluxo dormir?

A hora do sono de bebês que têm refluxo pode deixar muitas mães e pais de cabelo em pé. Porém, se acalmem e prestem atenção nas próximas dicas!

A melhor posição para o bebê que tem refluxo dormir continua sendo a de barriga para cima. Entretanto, uma opção seria deitar o bebê de bruços por meia hora depois da mamadeira ou da amamentação, o que pode ajudar no esvaziamento gástrico e diminuir o desconforto para o bebê. No entanto, devido ao risco que essa posição oferece, o bebê deve ser supervisionado todo o tempo que permanecer nela. 

Em alguns casos, pode ser necessário um colchão adaptado para o seu filho. Por isso, sempre consulte o pediatra regularmente para acompanhamento. 

A posição de lado e de bruços não é segura para o sono dos pequenos.

Qual a melhor posição para o bebê dormir quando está com cólica? 

O bebê com cólicas deve seguir dormindo de barriga para cima, porém algumas dicas podem ajudá-lo a dormir melhor: 

  • Uma bolsa de água quente pode ajudar a aliviar os sintomas. Contudo, cuidado para posicioná-la com segurança perto do bebê, pois a pele dele é muito sensível. 
  • Um sling que promova o contato pele a pele também pode ajudar a amenizar o desconforto, fazendo com que o bebê se acalme e adormeça. Dessa forma, o modelo wrap sling pode ser bastante útil. Depois, se necessário, o bebê pode ser colocado no berço (de barriga para cima, ok?!). 
  • Outra dica é: faça massagem no seu bebê antes de colocá-lo para dormir! A massagem é uma ótima opção, pois, além de ajudar a prevenir cólicas, ela promove relaxamento e aumenta o vínculo afetivo com o bebê.

É importante ressaltar que essas medidas não substituem uma avaliação adequada do pediatra do seu filho, uma vez que cada criança é única e merece um cuidado individualizado. 

Massagens podem prevenir as cólicas e promover o relaxamento do bebê na hora de dormir.

melhorposicaoparaobebedormirinstitutovillamil
A melhor posição para o bebê dormir quando está com cólica é de barriga para cima.

O meu bebê dorme de barriga para baixo. E agora? 

Se você insiste em colocar o bebê para dormir de barriga para cima, mas volta e meia ele vira de barriga para baixo, muita calma (e paciência)! Ao longo do tempo, você pode ajudá-lo a se acostumar. Sendo assim, sempre que ele acordar, coloque-o novamente de barriga para cima.

A melhor posição para o bebê dormir é a de barriga para cima

Conforme o bebê for crescendo, os pais podem treinar ele para virar. Para isso, coloque a criança de bruços em um lugar seguro, como, por exemplo, um tapete de brincar, para que ela descubra como erguer a cabeça e, aos poucos, como se virar e rolar. No entanto, durante esse “exercício”, é muito importante a presença de um responsável, jamais deixando a criança sem supervisão.

O bebê deve ser sempre supervisionado quando estiver de bruços

Quando o bebê aprende a se virar sozinho, geralmente significa que ele já tem as capacidades necessárias para se afastar de uma situação de risco na hora de dormir e, por isso, pode ser deixado na posição que prefere ou que adota naturalmente. 

Sendo assim, mamães e papais, tenham paciência e sempre fiquem atentos às novas habilidades do seu bebê para saber a maneira segura de deixá-lo no berço. 

Instituto Villamil- melhor posição
O bebê deve ser sempre supervisionado quando estiver de bruços

 

Leia também:

Vídeos recomendados:

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat