Insônia durante a gravidez

insônia na gravidez
Você está cansada e sente sono, mas mesmo assim não consegue dormir bem na gravidez? Veja o que causa insônia durante a gravidez e o que você pode fazer a respeito. Que injusto – quando você mais precisa, parece que não consegue. Você continua dizendo a si mesma que é a última oportunidade por muito, muito tempo (pelo menos até que seu bebê comece a dormir a noite toda). Mas ainda assim você não consegue. E não, não estamos falando sobre sexo – estamos falando sobre dormir! Sono do bebê: o que você deve saber? Embora possa acontecer em qualquer fase da vida – e da gravidez, a insônia, ou a incapacidade de cair ou dormir, pode ser especialmente presente no terceiro trimestre da gravidez. Nesse período, estima-se que afete mais de 75% das futuras mamães. Quer a sua insônia ou sono perturbado esteja relacionado à ansiedade, sonhos malucos de gravidez, idas frequentes ao banheiro ou seu querido bebê chutando suas costelas, dormir o suficiente é crucial para uma boa saúde. Para ajudá-la a ter uma noite de sono melhor, veja mais informações sobre as causas da insônia, bem como o que você pode fazer para controlar e talvez evitá-la durante a gravidez.
insônia na gravidez
A dificuldade para dormir é uma queixa frequente em muitas das gestações. Suas causas são variadas e existem várias medidas que podem auxiliar nesse processo.
 

O que é insônia?

A insônia é um distúrbio do sono que torna difícil adormecer ou permanecer dormindo à noite. Este problema comum de sono também pode fazer com que você acorde muito cedo e não consiga voltar ao sono. Além disso, pode fazer também você se sentir como se o sono que você conseguiu obter não fosse revigorante ou restaurador. Dessa forma, a insônia, cada vez mais comum no mundo todo, pode afetar seu humor, nível de energia, saúde e desempenho no trabalho. Tudo sobre depressão durante a gravidez
insônia na gravidez
A insônia é uma queixa muito frequente em várias fases da vida e durante a gravidez não é diferente.

Quando a insônia começa durante a gravidez?

É normal ter problemas para dormir em qualquer momento durante a gravidez, mas muitas mulheres grávidas experimentam insônia a partir do segundo ao terceiro trimestre. Isso acontece pois, à medida que os outros sintomas da gravidez aumentam e a barriga cresce, torna-se mais difícil do que nunca ficar confortável na cama. Ainda assim, os problemas do primeiro trimestre podem forçá-la a sair de sua cama aconchegante e perturbar também um sono precioso. Entre eles, os enjoos matinais, que podem acontecer a qualquer hora do dia ou da noite, e uma necessidade constante de fazer xixi. Mas se você está preocupado que a insônia possa prejudicar seu bebê, tenha certeza de que não. Portanto, faça o possível para não se preocupar – e às vezes, apenas abandonar esses sentimentos é o suficiente para ajudá-la a dormir. Sinais da gravidez: como desconfiar se posso estar grávida?

O que causa insônia na gravidez?

Como muitos sintomas irritantes relacionados à gravidez, a insônia pode ser atribuída, em parte, a mudanças hormonais. Contudo, há também uma série de fatores diferentes que podem conspirar para mantê-la acordado à noite, o que inclui:
  • Idas frequentes ao banheiro.
  • Azia, prisão de ventre ou enjoo matinal.
  • Cãibras nas pernas e síndrome das pernas inquietas.
  • Sonhos vívidos ou perturbadores.
  • Dificuldade em se sentir confortável com sua barriga crescendo.
  • Movimentos ativos do bebê, como chutes.
  • Ansiedade e preocupações antes do nascimento.
insônia na gravidez
Existem diversos motivos que explicam a insônia na gravidez. Fonte: Dicas para grávida.

Quanto tempo dura a insônia da gravidez?

Uma vez que é possível ter insônia a qualquer momento durante a gravidez, você pode enfrentar uma perda do sono por semanas e meses sem nenhum ponto final real à vista. Porém, em vez de deixar esse distúrbio do sono pesar sobre você, consulte seu médico na próxima consulta pré-natal para obter ajuda e orientação.

Você pode tomar melatonina durante a gravidez?

A melatonina, um hormônio que o corpo cria naturalmente para regular o sono e o ciclos de sono-vigília, pode parecer uma solução fácil para um caso de insônia. Entretanto, seu uso durante a gravidez ainda não foi muito bem estudado. Em casos de extrema insônia, o ideal é conversar com seu médico obstetra e discutir opções viáveis durante a gestação, e que ajudem na melhora da qualidade do sono.

A insônia é prejudicial durante a gravidez?

Uma noite perdida de sono durante a gravidez aqui e ali geralmente não é uma grande preocupação. Entretanto, o sono inadequado contínuo ou crônico tem sido associado ao diabetes gestacional, estresse e depressão. A insônia e o ronco frequente também foram associados a um risco aumentado de dar à luz um bebê muito grande ou muito pequeno para sua idade. Ademais, houve associação entre problemas de sono no final da gravidez e um trabalho de parto mais longo e uma maior necessidade de uma cesariana. Indicações reais e fictícias de cesariana
insônia na gravidez
A dificuldade para dormir pode diminuir a qualidade de vida da gestante e consequentemente, afetar a gravidez.

Como lidar com a insônia na gravidez

– Levante-se da cama. Se você não dormir depois de 20 a 30 minutos, levante-se e encontre uma tarefa pequena e entediante para realizar e tente dormir novamente. Você pode estar cansada o suficiente a essa altura para obter o descanso de que precisa. – Não conte as horas. Embora a maioria das pessoas se deem melhor com cerca de oito horas de sono, algumas se sentem bem com menos e outras precisam de mais.

Como prevenir a insônia na gravidez

Você não precisa aguentar a insônia sem fazer nada! Em vez disso, considere algumas das muitas maneiras de tentar vencer a insônia: – Limpe as plataformas emocionais. Se você tem preocupações persistentes que a mantêm acordado à noite, converse sobre elas com um amigo ou parceiro para que possa resolvê-las durante o dia. Você também pode tentar meditar ou escrever seus pensamentos no papel. – Evite cafeína e chocolate. Principalmente no final da tarde ou à noite, pois podem mantê-la acordado. – Evite grandes refeições muito tarde da noite, pois elas podem dificultar a chegada do sono. Dessa forma, tente comer um jantar mais leve, mais cedo. Outra dica é não comer muito rápido, pois assim evita azias. Alimentação na gravidez: como fazer boas escolhas? – Preencha sua necessidade diária de líquidos durante o início do dia e reduza o que você está bebendo depois das 18h. Isso pode ajudar a diminuir o número de idas para o banheiro depois que você pegar no sono. – Fazer exercícios diários pode deixá-la com mais sono à noite. Apenas evite ir à academia muito perto da hora de dormir, pois a movimentação intensa e a agitação pós-atividade física podem dificultar o sono.
insônia na gravidez
Entre tantos outros benefícios, a atividade física pode ajudar a lidar com a insônia na gravidez. A única recomendação é que ela não seja feita muito à noite.

Outras dicas

– Desmame da tela. Usar seu telefone, tablet, TV ou laptop antes de dormir pode dificultar o sono. A luz azul da tela altera a sonolência e o estado de alerta e suprime os níveis de melatonina. Desligue pelo menos uma hora antes de dormir. – Experimente usar aplicativos que emitem sons relaxantes que ajudam no sono. Além disso, invista em uma cortina que deixe o ambiente escuro o suficiente para ajudá-la a dormir. – Faça uma rotina para a hora de dormir. Tente dormir e acordar no mesmo horário todos os dias. Crie uma rotina que inclua atividades como: leitura leve, música suave, poses suaves de ioga ou exercícios de relaxamento, um banho quente, massagem pré-natal e sexo.
insônia na gravidez
A ioga também é uma prática que auxilia a lidar com a dificuldade de dormir na gestação.
  – Guarde sua cama para sexo e dormir. Se você está fazendo atividades diurnas na cama, pode estar inadvertidamente associando aquela parte da sua casa com estar acordado – e com estresse. Pague suas contas na cozinha e guarde a cama para dois propósitos apenas – sexo e dormir. Como ter uma vida sexual satisfatória? – Fique confortável. Não existem travesseiros demais durante a gravidez. Use-os para sustentá-la, apoiá-la onde precisar ou apenas aconchegá-la (ou melhor ainda, invista em um bom travesseiro de gravidez). Depois do primeiro trimestre, você também pode tentar cochilar em uma poltrona reclinável, o que permitirá que você fique de costas sem deitar.

Assista à esse e mais vídeos no YouTube do Instituto Villamil:

Leia mais: – Sinais e sintomas na gravidez que não podem ser ignorados – Dor nas costas na gravidez
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat