Hipotireoidismo e infertilidade: existe relação?

Hipotireoidismo e infertilidade - Instituto Villamil

Entenda como hipotireoidismo e infertilidade podem estar relacionados e saiba como tratar essa condição.

Quer saber mais sobre essa doença? Leia nosso post e entenda tudo!

 

O que é hipotireoidismo?

Primeiramente , o hipotireoidismo é uma doença causada por um distúrbio que afeta a tireoide, que fica na região do pescoço. Essa glândula é responsável por produzir os hormônios T3 e T4, importantes para o funcionamento dos órgãos e sistemas.

Localização da glândula tireoide

No hipotireoidismo, a baixa produção de T4 altera o funcionamento normal do corpo, o que causa sintomas como:

No entanto, é importante dizer que alguns pacientes podem ter a doença mesmo sem apresentar sintomas. Por isso, é válido que os exames de rotina estejam todos em dia.

Além disso, a doença é mais comum em mulheres acima de 40 anos, mas vale lembrar que pode atingir pessoas de todas as idades e, por isso, pacientes entre 30 e 40 anos devem ficar atentas.

Como é feito o diagnóstico?

A princípio , o diagnóstico é feito a partir da dosagem hormonal. Dessa forma , o exame de sangue mede o nível de dois hormônios:

  • T4: um hormônio produzido pela tireoide
  • TSH: um hormônio produzido pela hipófise e que tem função de estimular a produção de T4

Normalmente, no hipotireoidismo comum o T4 está baixo e por isso o TSH fica elevado, já que o corpo tenta estimular a produção de mais hormônio.

Já no hipotireoidismo sub clínico, ainda não tem alteração no nível de T4, mas o TSH já está elevado, o que caracteriza o início da doença.

Por fim, a tireoidite de Hashimoto é autoimune e caracterizada pela presença de anticorpos anti-TPO e anti-TP na corrente sanguínea.

Exames laboratoriais para diagnóstico de disfunção tireoidiana

Quem tem hipotireoidismo é infértil?

Não. Porém, os níveis de T4 e de TSH ficam alterados quando a doença não é tratada com reposição hormonal. Por isso, o funcionamento normal do corpo pode ser modificado, comprometendo a fertilidade da paciente.

Contextualizando, o T4 é importante para o funcionamento dos órgãos e sistemas do corpo humano e sua falta afeta o processo de ovulação nas mulheres. Sendo assim, o ciclo menstrual é alterado, dificultando as chances de gestação.

Portanto, quem tem hipotireoidismo não é infértil, mas a condição não tratada pode dificultar as tentativas de gravidez.

Hipotireoidismo e infertilidade
Teste de gravidez

É possível engravidar com hipotireoidismo?

Sim!  Dessa forma , um paciente com a doença precisa tomar medicamentos todos os dias para ajustar seus níveis de T4 e TSH. Logo, os sintomas de cansaço, fraqueza, sono e desânimo tendem a sumir e o corpo tem sua função adequada de volta, inclusive com a ovulação normal e regular.

Portanto, pacientes que suspeitam ou que tenham a doença devem ser acompanhadas por um médico para uma gestação saudável. Com isso, as doses hormonais serão ajustadas regulando o funcionamento normal do corpo. Por isso, o tratamento médico propicia grandes chances de uma gravidez de sucesso.

Hipotireoidismo e infertilidade
Hipotireoidismo e infertilidade: tem relação?

Hipotireoidismo tem tratamento?

É possível regular a dosagem hormonal de T4 e TSH através de remédios. Para isso, o médico precisa acompanhar os níveis de hormônio no sangue e ajustar a dosagem do remédio de acordo com a situação de cada paciente.

Com isso, o funcionamento do corpo voltará ao normal, e com os hormônios bem regulados, o hipotireoidismo e a infertilidade não estão associados.

Reposição hormonal ajusta os níveis de T4 e FSH no corpo

Quando procurar ajuda?

Se a mulher ou o casal não consegue engravidar há mais de um ano, é hora de buscar a ajuda de um especialista.

Logo, se você tem ou desconfia ter alguma doença, busque um médico.

Assim, a doença não trará problemas relacionados a fertilidade, aumentando as chances de sucesso das tentativas de gravidez.

Ficou alguma dúvida? Você pode entender ainda mais sobre saúde da mulher acompanhando nosso blog.

Assista também:

 

Leia mais:

Como saber se estou no período fértil: sinais que o corpo dá

Não consigo engravidar! Será que sou infértil ?

Perda gestacional precoce: quais as causas?

Café e fertilidade: qual a relação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat