Fabiana e Julie: Um Parto Normal em Casa

Parto domiciliar Instituto Villamil

Bom dia meninas!
Minha Julie nasceu dia 14/12, na correria do puerpério não mandei o relato…
Durante toda a gravidez, não tive nenhum sintoma ruim além de deficiência de ferro (reposto por ferro venoso) e azia (acho que esse ditado que bebe cabeludo causa azia na mãe é verdade 😀 ).
Então sinceramente estava tão tranquila, que apostava que talvez Julie nasceria após a 40• semana.

Na segunda 13/12 , com 38 + 3, (minha barriga não estava nada baixa) as 21:45 senti um líquido escorrendo, o suficiente para molhar a roupa. Relatei a Dra. Renata e Dra. Liliane. Fizemos alguns teste para ver se sairia mais líquido dentro de 1:00h. Mas não saiu. Até cogitei estar com incontinência urinária 😣.

Dra. Renata disse para eu não me preocupar, ir dormir e se sentisse algo, ligasse. Foi o que tentei fazer!

Fui deitar e por volta de 23:30hs comecei a sentir algumas cólicas bem fracas. Pensei ser contrações de treinamento (que até então não tinha tido nenhuma) ou pródromos.
Foram aumentando de intensidade aos poucos.
00:14 já começou a me incomodar bastante, foi quando vi que eram contrações e comecei a medir. Já estavam ritmadas (+- 8 em 8 mns), e a intensidade da dor estava aumentando muito e rápido! Avisei a equipe que logo saiu para minha casa. As 1:00h, no ápice da dor, eu já estava sentindo que a Julie não demoraria a nascer. Minha irmã viu nas minhas costas o Losango de Michaelis (eu nem sabia o que era, mas ela já tinha lido a respeito), que acontece próximo do expulsivo, então ela já imaginou que não chegaríamos no hospital a tempo.
Ela ligou para Dra. Liliane perguntando o que poderíamos fazer para melhorar a dor, que disse para focar na respiração. Estava no chuveiro, e com muita concentração, fiz o que ela me indicou. Ajudou muito!
Dra. Liliane e a Carlinha chegaram as 2:20, quando me avaliaram veio a surpresa: 10cms de dilatação 🤯🙏🏾 já não dava mais tempo de ir para o hospital.


levei um susto, claro, mas fiquei aliviada, em toda a gravidez mentalizei e pedi a Deus que meu parto fosse rápido. Independente da dor que eu sentisse, só queria que fosse rápido, e foi! Então fiquei tão em paz que a dor ficou mais branda.
1 contração depois, Julie já estava coroando, podiam ver a cabeleira dela 😁
* não senti a queimação da chamada hora de fogo.
Concentrei para fazer a força final somente quando viesse a próxima contração, e assim foi: na segunda contração após a Dra. Lili e Carlinha terem chegado, Julie nasceu ❣️As 3:03hs . Chorando alto e bem corada!

Dra. Renata chegou poucos minutos depois e nos auxiliou com restante do processo!

Da primeira “cólica”, até o nascimento foram 3:30hs no total.

Só tenho a agradecer a Deus, a minha irmã que esteve ao meu lado todo o tempo, atenta a tudo, mas com muita calma, e a equipe do Villamil que entendeu a minha urgência e saiu imediatamente para me ajudar!

Se não tivessem chegado eu ficaria tão nervosa que não sei nem se conseguiria parir 😅

—— Minhas considerações a vocês são:

– leiam sobre as etapas do trabalho de parto
– se exercitem de alguma forma, creio que me ajudou em todos os sentidos!
– a qualquer contração, mesmo fraca, comecem a cronometrar (não achem que não é nada, como eu achei 😀 )
– Mesmo sendo difícil durante a dor, concentrem na RESPIRAÇÃO, funciona mesmo como um anestésico natural!
– Sentindo vontade, vocalizem a dor, da forma que quiserem e quando quiserem, me ajudou mto tbm!
– Esperem o momento da contração para fazerem a força do expulsivo, o corpo aponta exatamente o momento certo (me ajudou a não ter laceração. Precisei de apenas 1 ponto e mesmo assim interno. Nem tive inchaço na região depois).
– A dor passa e não vai matar vocês, vocês darão conta com certeza!
O psicológico influência muito. No ápice da dor, eu pensei que ia morrer e que não fosse dar conta e isso só serviu para aumentar mais a dor :/
Quando tive a notícia que já estava com 10cms eu relaxei e a dor diminuiu na hora!
– lembrem-se que estamos com uma equipe maravilhosa e respeitosa! Somos privilegiadas por isso 🙏🏾❤️

Boa hora para vocês! 🤰🏽💕

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat