Dia 20 de junho é o Dia Nacional do Teste da Linguinha. Nesta data, em 2014, foi sancionada uma lei instituindo a obrigatoriedade da realização do Protocolo de Avaliação do Frênulo da Língua em bebês nascidos em todos os hospitais e maternidades do país com intuito de prevenção da anquiloglossia, popularmente conhecida como “língua presa”.
A anquiloglossia se trata de uma anomalia congênita que afeta o movimento normal da língua. É um transtorno detectável desde a idade lactante, devido as suas implicações tanto para o bebê, como para a mãe.
Dependendo da gravidade, ela pode impactar o desenvolvimento da linguagem e também da amamentação. Os problemas mais comuns decorrentes são anemia, baixo peso, mau humor, esgotamento, sessões longas de lactância, entre outros. Para a mãe lactante, um bebê com esse problema pode tornar o processo do aleitamento doloroso, derivando em transtornos como mastite ou candidíase.
O Teste da Linguinha é indolor e realizamos aqui no Instituto Villamil.
Copyright ©2022. Instituto Villamil