Dor na amamentação é normal?

institutovillamil-doramamentacao

A amamentação é muito romantizada pelas mulheres, contudo, a realidade e o dia a dia da amamentação não são sempre tão belos. A maioria das mulheres pode apresentar dificuldade e até mesmo dor na amamentação.

O aleitamento materno é de extrema importância para o bebê e para a mãe. Ele traz benefícios como o aumento do vínculo, nutrição adequada, formação do sistema inume no bebê, perda de peso facilitada da mãe, entre outros inúmeros benefícios.

Durante a gestação, as mamas passam por transformações para produzir leite. O leite dos primeiros dias é chamado de colostro, rico em proteínas e anticorpos. Nos primeiros dias, sua produção é pequena, mas suficiente para atender as necessidades do recém-nascido. Em geral, no 3º ao 5º dia após o parto costuma acontecer a descida do leite, conhecida como apojadura, com consequente aumento das mamas e produção de mais leite.

Levando tudo isso em consideração, é importante lembrar que a orientação e o acompanhamento com profissionais capacitados nos primeiros dias de amamentação são muito importantes.  Além disso, o apoio familiar e a tranquilidade da mãe são fundamentais para a amamentação de qualidade.

Cocô do bebê: o que é normal e o que não é?

É normal sentir dor na amamentação?

Não, amamentar não deve doer!

O principal motivo de dor na amamentação é a pega incorreta do bebê, que pode levar a fissura mamária. Se mesmo após correção da pega a dor persistir ou os mamilos ficarem muito machucados, é importante conversar com seu médico sobre a melhor forma de resolver o problema.

 Como é a pega correta do bebê?

Dor na amamentação - Villamil 1
A pega correta do bebê durante a amamentação é essencial para o sucesso do ato de amamentar, além de evitar dores e desconfortos para a mãe.

Existem diversas posições para a mulher amamentar: sentada, recostada, deitada ou em qualquer outra posição que seja agradável. É imperativo que mãe e bebê estejam confortáveis durante o aleitamento.

Para ajudar na prevenção da dor e das fissuras, algumas dicas podem ser úteis às mamães que estão ingressando nessa linda função:

  • A boca do bebê deve estar bem aberta, com os lábios virados para fora (boquinha de peixe),
  • Além do mamilo, o bebê deve “abocanhar” boa parte da aréola (a parte mais escura em torno do mamilo), de forma que ela fique mais visível na parte superior que na inferior,
  • O queixo do bebê deve ficar encostado na mama para que as narinas fiquem livres para respiração,
  • O corpo do bebê deve estar voltado para o corpo da mãe, ficando barriga com barriga,
  • A cabeça e o corpo devem estar alinhados.

1100 dias de Nutrição: influencia na saúde do bebê?

Dicas para amamentar sem dor!!

institutovillamil-doramamentacao2Há ainda diversos outros fatores que podem provocar dor ao amamentar. As disfunções orais da criança (freio da língua curto), tipos de mamilos, ingurgitamento mamário e uso inadequado de acessórios e produtos, como cremes, bombas de extração de leite e forros de proteção, são bons exemplos disso.

Realizar uma avaliação criteriosa com um profissional capacitado é fundamental para o sucesso da amamentação.

Seguem algumas dicas para prevenir ou aliviar a dor na amamentação:

–  Ordenhar levemente e massagear os seios muito cheios antes das mamadas, auxilia na pega correta e evita incômodo e fissuras,

– Procure manter seus seios protegidos usando um sutiã adequado, em tamanho confortável e  que mantenham boa sustentação,

– Não espere que a criança fique com muita fome. Ofereça o peito ao primeiro sinal de fome, para que o bebê sugue com menos força,

– Após a amamentação, deixe que os mamilos secarem naturalmente,

– Evite o uso de protetores de seio. A umidade pode provocar a proliferação de fungos,

– Uma interrupção brusca da sucção deve ser evitada. Caso seja necessário interromper o processo de amamentação, introduza o dedo indicador pelo cantinho da boca do bebê, e ele soltará a mama naturalmente.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat