Devo acordar meu bebê para amamentar de madrugada?

institutovillamilamamentaranoite

Devo acordar meu bebê para amamentar de madrugada? Essa é uma dúvida muito comum no dia a dia das mães de recém-nascidos e que pode acabar gerando uma certa ansiedade.

Nas primeiras semanas de vida, é natural e esperado que o bebê acorde sozinho várias vezes durante a noite para mamar. Isso porque os bebês comportam apenas um pequeno volume no seu estômago, que ainda é muito pequeno nessa idade, o que faz com que eles sintam fome em intervalos menores e acordem mais vezes. Porém, se o bebê não acorda por conta própria, surge a dúvida quanto à necessidade de acordar os pequenos. 

Portanto, para responder essa pergunta, devemos levar em conta alguns fatores, que serão comentados a seguir.

Como saber se o bebê deve mamar de madrugada?

Devo acordar meu bebê de 1 mês para amamentar durante a madrugada?

A princípio, nas  3 primeiras semanas de vida, o bebê recém-nascido pode ter risco de hipoglicemia se ficar muitas horas sem mamar, apesar de que nem sempre isso acontece. Portanto, o ideal é que  amamentação  seja em livre demanda, de forma a estabelecer o suprimento de leite adequado e garantir que seu bebê receba os nutrientes e calorias necessárias.

Nesse sentido, mamães, deixem o bebê mamar quando ele quiser, mas mantenham o controle das trocas de fraldas e relatem ao pediatra durante as consultas, uma vez que a frequência das trocas de fraldas molhadas é um importante preditor da efetividade das mamadas e da hidratação do bebê.

Sendo assim, se o bebê está se desenvolvendo corretamente e com o ganho de peso esperado para a idade, não é necessário acordar o pequeno a cada 3 horas para mamar de madrugada. Já no caso do bebê que não está ganhando peso adequadamente, ou nasceu com baixo peso ou prematuro , ou qualquer bebê com alguma necessidade especial é importante realizar acompanhamento com o pediatra para receber a orientação adequada, pois nesses casos pode ser necessário acordar o bebê para mamar.

Nos primeiros dias de vida, é esperado que o bebê acorde várias vezes para mamar na madrugada

 

Como saber se o bebê está com fome de madrugada?

Eventualmente, a mamada da madrugada pode se tornar uma grande preocupação para as mães. Muitas vezes, elas não sabem se os pequenos estão ou não com fome e se devem acordar seu bebê de madrugada. Portanto, confira, a seguir, alguns sinais que o seu bebê pode te dar, que apontam que está na hora de amamentar:

  • acordar no meio do sono;
  • virar a cabeça ao sentir algo encostar em sua bochecha;
  • colocar a língua para fora;
  • chupar os lábios;
  • tentar comer a mão;
  • remexer e se contorcer;
  • posicionar-se para mamar;
  • procurar o peito de quem o está carregando;
  • chorar.

De uma forma geral, nas primeiras semanas, quando o bebê chorar, lembrem-se disso: até que se prove o contrário, é fome! 

O seu bebê pode te dar sinais que indicam que ele está com fome

Até quantos meses devo acordar meu bebê para amamentar de madrugada ?

Conforme o bebê cresce, a necessidade de mamar em intervalos pequenos vai diminuindo gradativamente. Com isso, não há nada de errado em um bebê dormir por mais horas seguidas e “pular” algumas mamadas durante a noite! Mas, atenção: para isso, precisamos checar se a amamentação está indo bem e se o bebê está se desenvolvendo conforme o esperado para a idade, isso faz toda a diferença. Por isso, mantenha sempre as consultas com o pediatra em dia para que seu pequeno receba o cuidado individualizado que merece. 

Neste momento, se estiver tudo bem, começar a criar uma rotina pode ser uma boa estratégia. Contudo, lembrem que crianças não começam a dormir a tão sonhada “noite inteira” de um dia para o outro, ok? Algumas crianças podem até se adaptar mais rapidamente a uma rotina de sono que outras, porém ter paciência é um ponto-chave nesta fase.

Se o bebê naturalmente entrar no ciclo de sono mais prolongado e passar a dormir a noite toda, comemore e durma também!

À medida que o bebê cresce a necessidade de mamar em intervalos menores diminui

Afinal, devo acordar o meu bebê para mamar de madrugada? 

Diante do exposto acima, podemos concluir que a resposta para essa pergunta é: Depende! Depende da idade, do desenvolvimento e das recomendações do pediatra após uma avaliação individualizada do bebê! Por isso, consulte regularmente o seu pediatra para acompanhamento.

Veja mais:

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat