Consulta ginecológica via telemedicina: 10 dicas de ouro

A telemedicina está sendo muito promissora em todo o mundo, especialmente pelo momento de pandemia do COVID-19.

A telemedicina, conhecida como “Telehealth” permite você alcançar cuidados com a sua saúde, sem ser necessário estar, por exemplo, cara a cara com a sua ginecologista-obstetra, mas sim ter uma consulta ginecológica via telemedicina. Portanto, utilizar a tecnologia em prol da saúde é extremamente necessário e importante, especialmente, no período de pandemia o qual vivemos. Você tem que concordar que há muitos benefícios em  ficarmos seguros em casa, utilizando uma vídeo chamada para fazer uma consulta e dessa forma, ficar tranquila e tirar todas as dúvidas, que possam surgir, com o seu médico. Então não deixe de conferir as 10 dicas de ouro, em relação à telemedicina, que separamos para você!

 

instituto villamil ebook parto dos sonhos
Não deixe de ler esse ebook para aprender mais sobre como o parto pode ser incrível.

AFINAL, PARA QUE SERVE A TELEMEDICINA?

A consulta online é igual uma consulta ao vivo, porém, ela possui um diferencial que é o fato de o profissional realizá-la à distância, ou seja, online. Portanto, as consultas ginecológica via telemedicina são promovidas, bem como a promoção do alcance de conhecimentos, por exemplo, sobre como realizar contracepção, ou seja evitar uma gravidez indesejada. Ademais, ela pode funcionar também para a avaliação e possível tratamento dos sintomas de menopausa e para o cuidado da sua saúde mental. Para as gravidinhas de plantão, vocês não estão excluídas dessa: a telemedicina pode ser utilizada  para consultas durante e pós gravidez. 

Métodos para não engravidar de longa duração

 

SERÁ QUE A QUALIDADE DA TELEMEDICINA É INFERIOR À DE UMA CONSULTA PRESENCIAL?

Opaa, atenção!!  

Primeiramente, em geral, nós temos medo daquilo que não conhecemos muito bem e do que é muito novo, o que é completamente normal. Porém, você não deve ficar insegura com a telemedicina, uma vez que: em uma consulta online, em muitos casos, você pode conseguir uma qualidade de consulta tão boa quanto se estivesse em uma presencial. Portanto, não tenha receio de pedir informações para o seu médico sobre a possibilidade de vocês realizarem uma consulta ginecológica via telemedicina e nem de optar por outras consultas online. Priorize sempre a sua saúde!

 

Pressão alta na gravidez

QUAIS OS PONTOS POSITIVOS DA TELEMEDICINA?

Então, vamos pensar pelo lado positivo: a tecnologia nos proporciona uma magnífica opção de que,  se você estiver insegura e se sentir desconfortável de ter que sair de casa durante a pandemia, afinal, devemos evitar sair, você pode e deve optar pela telemedicina, quando o seu médico também julgar possível e viável essa opção. Logo, durante a pandemia promovida pelo COVID-19, as saídas devem ser em casos extremamente necessários e/ou de urgência, então vamos deixar de lado os “tabus” e os medos acerca da consulta online.  Ademais, em um período de quase 2 anos pandêmicos, no qual a telemedicina expandiu MUITO, ela está sendo muito promissora em todo o mundo!!

A telemedicina funciona como uma consulta presencial.
A telemedicina apresenta qualidade tão boa quanto uma consulta ao vivo. A análise de exames, a adoção de medidas diante das suas queixas, tudo isso é viável e realizado com qualidade pelos médicos que se adequaram às consultas online.

COMO E QUANDO EU DEVO MARCAR UMA CONSULTA GINECOLÓGICA VIA TELEMEDICINA?

1- Veja com o seu ginecologista sore a possibilidade e necessidade da consulta online. Pergunte a ele como a consulta irá funcionar. O médico irá lhe ligar no seu telefone? Ou ele lhe enviará um link de uma plataforma online que tem vídeo chamada e lhe pedirá para baixar o aplicativo? Deixe claro para ele se você preferir realizar a consulta online apenas pelo seu celular ou não.

2- Converse sobre o fato de como durante a consulta online ele irá manter o seu atendimento privado, exclusivo, e seguro. Você precisa se sentir segura.

O QUE EU PRECISO PARA UMA CONSULTA ONLINE?

3- Pergunte sobre o que você precisará em sua consulta, como se será necessário algo para medir a sua temperatura, por exemplo. Se você tiver um aparelho de medir pressão em casa, pergunte também se você deve aferi-la antes da consulta.

4-Não deixe de perguntar também sobre o pagamento da sua teleconsulta, afinal, continua sendo um local de trabalho e um atendimento. Caso você tenha convênio médico, confira com eles se eles irão cobrir o seu atendimento, antes de realizá-lo.

A preparação e planejamento para a consulta online é fundamental.
Converse com o seu médico antes da consulta para saber de todas as informações que ele vai precisar e as condutas que você pode realizar em casa também. Prepare-se para a consulta online normalmente.

O QUE DEVO FAZER ANTES DA CONSULTA OCORRER?

5- Se possível, ache um local tranquilo,  seguro, que você não tenha muitas interrupções e que possua uma boa conexão de internet. Se você possuir fones de ouvidos, você pode tranquilamente utilizá-los, verificando se eles estão funcionando bem, pois assim você conseguirá reduzir o barulho à sua volta. Tente escolher um que te agrade.

6- Se necessário, faça planos para perguntar sobre tudo que você tem dúvida. Por exemplo, em caso de você estar grávida e for uma consulta de pré-natal, não deixe de perguntar sobre os cuidados com o bebê, caso isso seja uma dúvida sua.

7- Experimente as tecnologias que serão utilizadas durante a consulta. Se você e o médico, usarão um website ou um aplicativo, teste ele previamente e tenha certeza de que você consegue fazer “log-in”, ou seja, entrar no aplicativo.

8- Se prepare da mesma forma que você se prepararia em uma consulta ao vivo. Escreva os sintomas que está sentindo, o seu histórico de saúde, medicações que você toma e perguntas e dúvidas que você tenha.

Não perca o nosso curso “Projeto 12 meses”. Inscreva-se já!

E DEPOIS DA CONSULTA, QUAIS SÃO AS MINHAS OPÇÕES?

9-  Não deixe de realizar o acompanhamento com o seu ginecologista obstetra se você tiver qualquer outra dúvida sobre a sua saúde. Se o seu médico julgar necessário uma consulta presencial e a realização de exames, pergunte a ele sobre como e quando será esse agendamento.

10- Não deixe de dar o seu feedback sobre o que você achou da consulta online, pois isso é muito importante para o seu médico saber como poderia melhorar para próximas consultas e até mesmo para manter abordagens que deram certo.

A telemedicina está crescente e promissora em todo o mundo.
Diante de situações adversas, o mundo precisou se adaptar a elas. E claro, que você não pode ficar fora dessas mudanças. Priorize a sua saúde e sempre converse com o seu médico. A telemedicina é o nosso presente/futuro e ela existe em prol do atendimento médico e da saúde da população.

SAIBA MAIS: 

VEJA TAMBÉM: 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat