Como saber se estou no período fértil: sinais que o corpo dá

período fértil

Grande parte das mulheres pode identificar o seu período fértil. Conhecer os sinais que o corpo dá nesses dias é útil principalmente para as que desejam engravidar.

 

Uma mulher em idade fértil, pode engravidar em qualquer dia do mês. Apesar disso, existem alguns dias que as chances são menores (como no início da menstruação) e outros que as chances são bem maiores (perto da ovulação). Esse período em que as chances são maiores chamamos de período fértil e dura, em média, 6 dias.

 

A dúvida de muitas mulheres é: quando é o meu período fértil? Ou ainda: eu consigo perceber quando estou no período fértil? E a resposta é sim. O corpo da mulher dá alguns sinais na ovulação. Mas se além de atenta aos sinais, a mulher conhecer o seu ciclo e contar corretamente os dias a partir do início da menstruação, as chances de acertar o período fértil são maiores.

É importante conhecer os sinais do período fértil?

Primeiro, sabemos que o corpo não é uma máquina exata. Esse é um dos motivos do método baseado na percepção da fertilidade não ser o mais indicado para quem quer evitar a gravidez. Mas conhecer os sinais do período fértil pode ser importante para aquelas que desejam engravidar.

Clique aqui para baixar o e-book gratuito com 7 dias para um parto dos sonhos

Como a ovulação acontece normalmente na metade do ciclo, ao observar quantos dias dura o seu ciclo é possível estimar o dia da ovulação. É importante lembrar que a contagem da duração do ciclo vai do primeiro dia da menstruação até o dia anterior ao primeiro dia da próxima menstruação. Então, se o seu ciclo durar 28 dias, a ovulação deve ocorrer no 14º a partir do primeiro dia da menstruação. E então, o período fértil será do 11º ao 17º. Você pode usar uma calculadora de ovulação clicando aqui.

 

E quais são os sinais do período fértil que o corpo dá?

Existem quatro principais sinais do que aparecem na maioria das mulheres:

período fértil
O corrimento fica mais fino e elástico no período fértil
  • Secreção vaginal transparente com consistência de clara de ovo: as secreções vaginais também estão presentes nos outros dias do ciclo, mas a diferença está principalmente na consistência. Perto do ovulação, a secreção torna-se mais fina e mais elástica. É possível fazer um teste usando os dedos polegar e indicador e perceber que a secreção pode esticar até 8 cm, o que normalmente não acontece nos outros dias. Clique aqui para tudo sobre as secreções vaginais.

 

  • Dor leve na pelve e no baixo ventre: quando o óvulo se desprende do ovário no dia da ovulação, é comum que a mulher sinta uma dor aguda. Essa dor é sentida no lado do ovário onde ocorreu a ovulação e costuma melhorar em menos de 24h.  

 

  • Aumento da libido: apesar de ser um sinal mais subjetivo, muitas mulheres percebem um aumento na vontade de ter relações sexuais durante o período fértil. 

 

  • Pequeno aumento na temperatura: esse talvez seja o sinal mais difícil de perceber, já que no dia da ovulação a temperatura basal sobe apenas 0,5°C (em média) devido ao aumento da progesterona. É difícil perceber porque, para isso, a mulher precisa estar atenta à medição da temperatura nos demais dias.

Leia mais:

Vídeos recomendados:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat