Como preparar as mamas para amamentar?

Como preparar as mama Instituto Villamil - 1

O momento da amamentação é de criação de afeto, extremo vínculo e ligação da mãe com seu filho. Além disso, ele traz inúmeros benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Contudo, principalmente as mães de primeira viagem carregam uma preocupação ainda durante a gestação, de como elas podem se preparar para amamentar, principalmente como preparar suas mamas.

Quando perguntamos para nossas mães, tias, avós, primas ou qualquer outra mulher que já amamentou, todas tem uma receita milagrosa para preparar as mamas e evitar transtornos durante a amamentação. Algumas das dicas são: passar bucha no bico do peito, limão, casaca de banana, cremes especiais. Nenhum desses produtos tem comprovação científica de seus benefícios e por isso devem ser evitados, já que podem acabar gerando alergias e danos maiores.

Quais são as vacinas da criança?

Mas então não tenho como preparar minhas mamas?

Como preparar as mamas Instituto Villamil - 2
A mãe pode preparar suas mamas com alguns cuidados básicos, bem simples.

Existem algumas maneiras de você preparar suas mamas para a amamentação. Entretanto nada muito diferente do que você já fazia antes da gravidez. Alguns dos preparos são:

  • Lavar o seio apenas com água e sabão: Pequenas glândulas localizadas na aréola, produzem uma secreção sebácea que possui a função de proteger a pele para o período da amamentação. Dessa forma, seios e mamilos devem ser lavados apenas com água, sem o uso de sabonetes ou cremes, para que a hidratação natural seja mantida durante a gravidez. O uso de sabonetes ou cremes, pode prejudicar e até remover essa hidratação, aumentando o risco de rachaduras nos mamilos.
  • Usar sutiãs confortáveis: Escolha sempre modelos de sutiã que sejam confortáveis, de algodão, com alças largas e que garanta uma boa sustentação, além de possuir fecho ajustável, para se adequar ao aumento das mamas nesse período. Evite modelos com aro metálico que possam machucar as mamas.

Seu filho faz xixi na cama? Saiba mais sobre Enurese Noturna

Posso fazer algo mais para me preparar?

Como preparar as mamas Instituto Villamil - 3
A mãe pode se preparar para amamentar se informando através de fontes confiáveis. Além disso, a tranquilidade e o apoio familiar são e fundamentais para o sucesso nesse processo.

Além dos cuidados básicos citados acima, a melhor maneira de se preparar é através da informação. Para se informar, você pode fazer parte de grupos de discussão, cursos para gestantes, se inscrever em sites e ler blogs confiáveis.

Trocar de experiências, compartilhar sentimentos e conversar com pessoas que estão passando pela mesma fase conforta e acalma. Como já é comprovado, o estado emocional da mãe está estritamente relacionado a uma amamentação bem-sucedida.

Outras atitudes podem ser tomadas quando o bebê nasce e já está amamentando, para evitar fissuras, rachaduras e outros problemas na mama:

  • Após as mamadas: Evite esfregar o bico dos seios e o uso de sabonetes para a higienização. Seque-o delicadamente, utilizando lenços de papel descartáveis ou de tecido macio, e deixe-o terminar de secar naturalmente, fora da roupa.
  • Pega correta: Para mamar, o bebê precisa estar com a boca bem aberta (boquinha de peixinho), com os lábios para fora, e com o nariz livre para respirar. Para isso, deve-se evitar que o peito fique grudado no rostinho do bebê. Deve ficar com boa parte do peito dentro da boca. Não deve abocanhar o mamilo pois isso causará fissuras no seio materno. A aréola aparece mais na parte de cima do que por baixo.
  • Posição para mamar: a mãe deve estudar e conhecer as diversas posições adequadas para mamar. Dessa maneira, ela pode testar qual posição é a melhor para o seu filho, evitando assim, engasgos do bebê e machucados nas mamas da mãe. Além disso uma posição correta torna a amamentação mais prazerosa tanto para a mãe quanto para o bebê.
  • Seios muito cheios: as vezes quando as mamas estão muito cheias a pegada do bebê se torna difícil e incorreta. Por isso, quando isso acontecer, é recomendado que se faça a ordenha manual. Retire um pouco de leite até que o peito fique mais vazio e o bebê consiga fazer a pega corretamente.
  • Dispense os bicos artificias: mamadeiras, chupetas, conchas e bicos de silicone não são necessários. Esses itens prejudicam a amamentação, pois podem causar confusão de bicos no bebê. Além disso, o uso deles cria o hábito de morder o bico e o bebê pode fazer o mesmo com o mamilo da mãe.

Telas na infância: o que é recomendado?

 

Esses cuidados podem ser adotados de maneira gradual, sem pressão e ansiedade. A maternidade já é um período de inúmeras mudanças e inseguranças. O importante é se sentir bem e tranquila com suas decisões, recebendo o apoio da família. Lembre-se sempre, o estado emocional da mãe interfere diretamente no sucesso da amamentação e no estado emocional do bebê. A tranquilidade e o apoio familiar são fundamentais nesse processo.

SAIBA MAIS:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat