Como limpar os dentes dos bebês?

Instituto Villamil higiene dos dentes - 1

Mesmo que os dentes decíduos do seu bebê caiam, cuidar deles é essencial para a saúde da gengiva e dos futuros dentes permanentes. Aqui estão as melhores dicas para manter a saúde bucal do seu filho.

A perda dos dentes decíduos ou o desenvolvimento de cáries pode deformar a boca, causando problemas quando os  permanentes tomarem o lugar. Além do mais, seu bebê dependerá dos dentes decíduos para uma mastigação e nutrição adequadas, bem como para a fala e a aparência, por muitos anos. Começar hábitos regulares de escovação cedo também aumentará a probabilidade de seu filho manter uma boa higiene bucal no futuro . Essas dicas podem ajudá-lo a higienizar os dentes do bebê de maneira adequada.

Aprenda as etapas do nascimento dos dentes de leite

A primeira dentição surge quando o seu bebê tem cerca de 6 meses; geralmente são os dois do meio na gengiva inferior. Por volta dos 8 meses, surgem os dentes do meio na gengiva superior. Dois dentes de cada lado deles aparecem por volta dos 9 a 10 meses. Em seguida, quatro dentes irrompem a cada quatro meses, até que todos os 20 estejam presentes aos 3 anos. Assim como as crianças diferem, o mesmo ocorre com a maneira como crescem, por isso não se assuste se os dentes do seu bebê não aparecerem na ordem citada.

Bebê sentado na posição “W”: é seguro?

Higiene bucal mesmo antes dos dentes nascerem

Instituto Villamil higiene dos dentes - 1
Os pais devem estar cientes de que a higiene bucal começa antes do aparecimento dos primeiros dentes. Além de ser importante para a saúde bucal, a prática deve ser incentivada e ensinada para as crianças o mais cedo possível.

Antes que os dentes do seu filho apareçam, limpe suas gengivas, a língua e a bochecha após cada mamada afim de remover resíduos lácteos. A limpeza deve ser feita com gaze ou tecido macio umedecido em água filtrada enrolado no dedo. Passe por toda a boquinha com movimentos leves.

Domine o processo de limpeza dos dentes

Uma vez que os dentes estão visíveis devemos iniciar a higienização buco-dentária, ou seja, da boca e dos dentes. O recomendado é espalhar uma gota, do tamanho de um grão de arroz cru, de creme dental com flúor em uma escova de cerdas macias com uma cabeça pequena. Use-o para limpar os dentes do seu bebê duas a três vezes ao dia, aumentando gradualmente a quantidade de pasta dental. A escovação noturna é mais importante para evitar cáries, por isso a criança não pode dormir sem fazer a higiene bucal. Para evitar que seu filho ingira muito flúor, o que leva a uma condição chamada fluorose, limpe todos os resíduos de pasta dental ao escovar. Quando os dentes do seu bebê se tocam, é hora de começar a passar fio dental.

Planeje a primeira consulta odontológica

O recomendado é agendar uma consulta quando o primeiro dente aparecer ou o mais tardar no primeiro aniversário do seu filho. Os dentistas pediátricos podem detectar cáries dentárias precocemente e fornecer informações sobre o desenvolvimento oral e facial adequado.

Dentição e amamentação: como conciliar?

Observe quando há um problema

Instituto Villamil higiene dos dentes - 2
O pais devem criar o hábito de observar a aparência dos dentes dos bebês, pois dessa maneira qualquer alteração será identificada e tratada precocemente.

A cárie dentária pode ocorrer como resultado da exposição constante ao açúcar natural do leite materno ou da fórmula sem uma higienização bucal adequada. Eventualmente, uma cavidade irá se formar , caracterizada por descoloração e pequenas manchas. Se você notar algum desses sintomas, certifique-se de consultar o dentista do seu filho imediatamente para chegar a um plano de tratamento.

Evite cáries de mamadeira

Outra parte importante da boa higiene dental é prevenir uma doença comumente chamada de cárie de mamadeira, que pode levar à perda dos dentes decíduos. Geralmente se desenvolve em bebês que são rotineiramente colocados na cama com mamadeiras de leite (ou pior, suco) e é notório por causar cáries. Nunca deixe seu bebê com a mamadeira por longos períodos de tempo, especialmente se você perceber que ele não está mais mamando e está apenas usando a mamadeira para seu conforto. Se eles precisam de uma mamadeira para relaxar, encha-a com água pura. O contato excessivo com líquidos adoçados, seja naturalmente ou artificialmente, principalmente no período da noite, pode causar essa patologia. Lembre-se de consultar o dentista do seu filho sempre que tiver dúvidas.  

LEIA MAIS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat