Como é feito o processo de congelamento de óvulos?

congelamento-de-ovulos-institutovillamil

Você sabe como é feito o processo de congelamento de óvulos? Tire suas principais dúvidas no post abaixo

Quem pode considerar o congelamento de óvulos?

Você pode considerar o congelamento de óvulos

  • se sua fertilidade está em risco de uma doença grave, como câncer;
  • se você não está em condições de ter um bebê agora e gostaria de ter a oportunidade de começar uma família além da idade em que a fertilidade diminui naturalmente.

 

Como é feita a preparação para o congelamento de óvulos?

Em primeiro lugar, antes do início do processo de congelamento dos óvulos, o seu médico fará um histórico médico abrangente com foco na sua fertilidade, avaliará a regularidade do ciclo menstrual e realizará uma série de exames de sangue para avaliar os seus níveis hormonais.

Os ovários de uma mulher geralmente liberam um óvulo por mês.

Portanto, para maximizar o número de óvulos disponíveis, você realiza um  tratamento hormonal para estimular a produção de mais óvulos. Nesse sentido, o tratamento normalmente requer o uso hormônios em casa entre uma e três vezes ao dia.

Além disso,  seu médico também  realizará exames de sangue regulares para monitorar os efeitos dos tratamentos hormonais. Você também terá pelo menos um ultrassom para detectar a ovulação e avaliar o desenvolvimento do óvulo.

 

Como é o processo de congelamento de óvulos?

Após a preparação correta, chegou a hora de retirar e congelar esses óvulos. A coleta de óvulos é feita sob sedação, geralmente no consultório do seu médico ou em uma clínica (sim, você pode ser anestesiada para esse procedimento ). Assim ,uma sonda de ultrassom é inserida em sua vagina para localizar os folículos maduros. Em seguida, seu médico inserirá uma agulha através do canal vaginal até os ovários e aplicará sucção para remover os óvulos um por um.

Logo após a colheita de seus ovos não fertilizados, eles são resfriados a temperaturas abaixo de zero para preservá-los para uso futuro.

O processo mais comumente usado para congelamento de óvulos é a vitrificação. A vitrificação por nitrogênio líquido aumenta drasticamente a taxa de sobrevivência dos ovos em comparação com a tecnologia mais antiga, que agora passa por “congelamento lento”. 

 

congelamentodeóvuloinstitutovillamil5

O processo de congelamento de óvulos é seguro?

Até o momento, cerca de 5.000 bebês nasceram de óvulos congelados. O maior estudo publicado de mais de 900 bebês de óvulos congelados não mostrou aumento na taxa de defeitos congênitos quando comparado à população em geral.

Além disso, os resultados de um estudo não mostraram taxas aumentadas de defeitos cromossômicos entre embriões derivados de óvulos congelados em comparação com embriões derivados de óvulos frescos. 

Quantos óvulos devo armazenar para conseguir uma gravidez?

Estima- se que se 10 óvulos forem congelados, 7 sobrevivam ao descongelamento e que 5 a 6 fertilizem e se tornem embriões. Normalmente 3-4 embriões são transferidos em mulheres até 38 anos de idade. Portanto, recomendamos que sejam armazenados 10 óvulos para cada tentativa de gravidez. Contudo,  é importante lembrar também que os resultados de uma futura gravidez com óvulos congelados varia muito de mulher para mulher e da idade de quando esses óvulos foram congelados. 

congelamentodeóvuloinstitutovillamil2

Pode haver efeitos colaterais durante o processo de congelamento de óvulos?

O organismo de cada um é único, mas experimentar os seguintes sintomas após o congelamento de óvulos é totalmente normal e diminuirá com o tempo:

Enfim, informa- se com antecedência dos custos e suas expectativas antes de se submeter ao processo.

É fácil (e compreensível) sentir-se sobrecarregado ao tomar decisões sobre sua fertilidade, sem falar sobre sua saúde em geral. Nossa equipe de reprodução humana pode ajudá-lo a tomar medidas concretas agora para que você possa ter uma ideia se o congelamento de óvulos é algo que você pode considerar.

Veja também:

Leia Mais:

Não consigo engravidar! Será que sou infértil ?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat