Como decorar o quarto do bebê com segurança?

institutovillamil-quartodebebe

Planejar o espaço e a decoração do quartinho do bebê faz parte do processo de mudanças da casa e da própria dinâmica familiar. Por isso, a montagem do quarto da criança está longe de ser uma preocupação exclusivamente estética. O bebê precisa ser recebido em um espaço aconchegante, confortável e seguro.

No entanto, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os bebês durmam no quarto dos pais até, pelo menos, os 6 meses de idade. Para isso, a família pode optar por um berço ao lado ou acoplado à cama. Os pediatras alertam que manter o bebê próximo aos pais durante o sono, pode facilitar o processo de amamentação e contribuir para uma menor incidência de morte súbita em bebês.

quarto-do-bebê-Instituto-Villa-Mil(3)
Especialistas recomendam que a criança durma próxima aos pais até 6 meses de idade.

Desse modo, lembre que a espera pelo bebê deve ser tranquila e prazerosa. O quarto do bebê pode demandar planejamento financeiro e estrutural. Portanto, caso o orçamento esteja apertado, por exemplo, dê maior importância a itens que serão utilizados com mais frequência pelo bebê.

Móveis adequados para o quarto do bebê

Os móveis são parte essencial para montagem do quarto do bebê. De maneira geral, a opção de móveis fixados na parede e com quinas arredondadas são mais indicados porque ajudam a evitar acidentes.  Entre a mobília do quarto do bebê, o berço é o item que merece maior atenção. Desse modo, antes da compra, é necessário verificar se o berço está de acordo com as normas do Inmetro.

quarto-do-bebê-Instituto-Villa-Mil-4
O quarto da criança precisa ser aconchegante, arejado e bem iluminado.

Em seguida, durante e após a montagem, é importante observar se há parafusos soltos, firmeza das grades laterais e qualquer superfície ou abertura que possa machucar a criança. O colchão do berço deve ser liso, firme e ocupar todo o espaço destinado a ele. Além disso, para maior segurança do bebê, almofadas, kit berço, bichos de pelúcia ou mantas, devem ser evitados. Por fim, o berço deve ser posicionado longe de janelas, enfeites de parede, fios e outros móveis que possam ser usados como apoio para pular.

Entre os outros móveis comuns no quarto do bebê estão o trocador e a poltrona de amamentação. No caso do trocador, o mais importante é que os utensílios necessários em cada troca de fralda estejam sempre à mão. Além da praticidade, isso faz com que o cuidador nãos se afaste do bebê, evitando acidentes. Com relação à poltrona de amamentação, priorize um modelo confortável em que seja possível amamentar por longos períodos sem acarretar em dores nas costas.

Segurança nos pequenos detalhes

A segurança do bebê deve ser prioridade em cada detalhe do quartinho e isso inclui a decoração e os brinquedos. Dessa maneira, principalmente nos primeiros meses, móbiles e brinquedos devem permanecer longe do alcance das crianças durante a noite. A sugestão, é que os móbiles sejam bem fixados ou retirados nos momentos de sono do bebê. Já os brinquedos, podem ter um espaço próprio para serem guardados.

Ainda pensando nos detalhes, as cortinas e as luminárias podem ser aliadas para criar ambientes aconchegantes. Porém, fios de cortinas pendurados e fios elétricos expostos podem representar variados riscos de acidente. Além disso, é essencial que as tomadas também sejam alvo de vigilância e proteção. Portanto, devem ser tampadas com protetores próprios.

E quando o quarto do bebê for compartilhado com o irmão?

quarto-do-bebê-Instituto-Villa-Mil
O quarto dos irmãos deve estar de acordo com as necessidades de ambos.

O quarto do bebê, muitas vezes, precisa se adaptar ao ambiente já planejado para o irmão mais velho. No entanto, é essencial que esse espaço da casa seja adaptado e que acolha as crianças. Para isso, é interessante que os pais também estejam atentos as necessidades do filho mais velho e que o quarto dos irmãos seja um local agradável para ambos.

 

Leia mais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat