Como aliviar as cólicas menstruais?

cólicas menstruais

Nem todas as mulheres sentem cólicas menstruais, mas a estimativa é que mais da metade das mulheres já sentiram cólicas em alguma fase da vida.

A cólica menstrual é uma dor na pelve que ocorre normalmente com a contração do útero para eliminar o endométrio (camada mais interna do útero). Podemos chamar as cólicas menstruais de dismenorreia, que pode ser primária ou secundária. Na primária, a causa é o aumento das substâncias que provocam dor e desconforto, as prostaglandinas. Na secundária, a causa vem de alterações no sistema reprodutor da mulher (endometriose, miomas, tumores pélvicos e outros).

Mas o que fazer para aliviar as cólicas?

Para aliviar as cólicas menstruais podem ser usados alguns medicamentos, mas não de forma indiscriminada. Por isso é importante o acompanhamento médico. Mas além dos medicamentos, você mulher pode tomar medidas simples que ajudam a aliviar as cólicas.

cólicas menstruais
Existem medicamentos para tratar as cólicas, mas você também pode se ajudar com medidas simples.

Tratamento não farmacológico: o que você pode fazer?

  1. Pratique exercícios físicos: é verdade que com as cólicas pode ser difícil fazer atividade física. Mas se você praticar de maneira regular ao longo do mês, as cólicas podem se tornar cada vez menos frequentes e menos intensas. Como se exercitar? A medicina não é tão clara quanto ao melhor tipo de exercício, nem quanto à melhor intensidade para o alívio das cólicas. A recomendação é praticar pelo menos 3 vezes por semana, com duração de 45 a 60 minutos em cada prática.
  2. Use uma compressa ou bolsa de água quente ou morna sobre o abdome durante as cólicas. Muitas mulheres aliviam as cólicas com a compressa. O calor da bolsa ajuda a relaxar o útero.
  3. Beba água: a hidratação ajuda no trânsito intestinal. Apesar de serem dois sistemas diferentes, mulheres que sofrem com intestino preso podem ter mais dor no período menstrual. 
  4. Evite alimentos gordurosos e processados que dificultam o trânsito intestinal. Pelo mesmo motivo da hidratação, cuidar do intestino pode te ajudar a sentir menos cólicas. 

Tratamento farmacológico: quais são os remédios?

O anticoncepcionais e os anti-inflamatórios são os medicamentos mais usados. O seu médico pode sugerir usar um deles de maneira isolada ou, em alguns casos, em associação.

Os hormônios presentes nos anticoncepcionais diminuem a dor porque provocam atrofia do endométrio, o que diminui a produção das prostaglandinas e diminui as cólicas. Apesar de serem uma boa escolha, é preciso analisar cada paciente de forma individual, porque além de existirem muitos tipos de anticoncepcionais, é importante levar em consideração a vida sexual e o desejo ou não de engravidar.

Se você tem desejo de engravidar, confira o E-book com 7 dicas para um parto dos sonhos.

E-book 7 dicas para um parto dos sonhos- Instituto Villamil
E-book 7 dicas para um parto dos sonhos- Instituto Villamil

Quanto aos anti-inflamatórios, os mais usados são os não esteroides. Esses medicamentos são eficazes para a maioria das mulheres. Apesar disso, esse tratamento precisa de acompanhamento médico, pois o uso de anti-inflamatórios indiscriminadamente pode trazer diversos prejuízos à saúde da mulher.

Com o tratamento adequado e seguindo as dicas, as cólicas deixarão de ser um problema.

Leia mais:

Vídeos recomendados:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat