Como acalmar um bebê agitado?

Como acalmar um bebe agitado Villamil - 1

Chorar é completamente normal para um bebê. Na verdade, você pode esperar ouvir duas ou três horas de agitação por dia durante as primeiras seis semanas de vida dele. Assim, quando você sabe que chorar faz parte de ser bebê, a próxima etapa é descobrir se os gritos que você ouve são sinais comuns (fome, fadiga, fralda suja), e isso requer um pouco de prática. Depois disso a próxima etapa é saber acalmar o bebê, o que parece uma tarefa fácil, mas só parece.

Depois de entender como é cada tipo de choro, você saberá que o barulho que ouve provavelmente é normal. Lamentos ou gritos mais intensos, entretanto, podem indicar um nível incomum de choro que pode ser cólica.

Suplementação com Ferro: quais os benefícios para a criança?

Se seu filho está chorando muito, converse com seu pediatra. Ele pode precisar ser avaliado para garantir que não haja uma causa médica. Se o pediatra dele suspeitar de cólica, ele pode recomendar o que você pode fazer para ajudar.

O choro que parece fraco ou que soa como um gemido suave pode significar que seu bebê está doente e não consegue reunir forças para chorar alto. Ligue para o pediatra para que possa descrever os sintomas do seu bebê e saber a melhor forma de tratar qualquer doença que ele possa ter. O pediatra pode pedir que você traga seu filho para um checkup.

O que devo fazer para acalmá-lo?

Como acalmar um bebe agitado Villamil - 1
Acalmar um bebê agitado não é fácil, por isso algumas técnicas podem te ajudar nessa difícil missão.

Depois de descartar as razões óbvias de seu bebê estar chorando (barriga vazia, fralda molhada, cochilo exagerado) e seu pediatra não achar que ele está doente, experimente essas técnicas comprovadas para ajudar a limpar as lágrimas e acalmar vocês dois.

  • Enfaixe-o: Este envoltório confortável em um cobertor mantém seu pequeno pacote se sentindo seguro. Os especialistas acreditam que  enfaixar os bebês acalma  porque cria uma sensação aconchegante de útero. Muitos pais acham que enfaixar ajuda os bebês a se acalmarem mais rápido e dormirem mais.
  • Incentive a sucção: Os bebês geralmente se acalmam com a sucção não nutritiva, que não enche a barriga, mas acalma os nervos. Se o seu bebê estiver chorando, ajude-o a encontrar o polegar, o punho ou o dedo, ou simplesmente ofereça um de seus próprios dedos. A  chupeta também funciona, mas considere esperar até que a amamentação esteja bem estabelecida antes de introduzi-la.
  • Experimente um suporte frontal ou tipoia: Vestir o bebê e passear é uma ótima maneira de acalmá-lo. Os bebês gostam da sensação de proximidade e do ritmo de seus passos. Uma transportadora também é conveniente, pois suas mãos permanecem livres para multitarefa. Faça com que seu bebê fique de frente para seu corpo em uma bolsa frontal ou tipoia durante os primeiros três meses, quando ele precisar de apoio extra para a cabeça. Você também pode usar uma tipoia, que é particularmente útil para a amamentação em movimento e pode ser convertida para um apoio lateral ou traseiro quando o bebê ficar mais velho.
  • Balance, balance ou deslize: Segure o bebê enquanto está sentado em uma cadeira de balanço, coloque-o em um balanço motorizado para bebês ou em uma cadeira vibratória. Certifique-se de seguir as instruções de segurança do fabricante com relação às restrições de idade e peso para esses dispositivos.
  • Ligue o ruído branco: Alguns bebês conseguem se acalmar com sons rítmicos de assobios, que podem lembrá-los do útero. Alguns a experimentar: aspirador de pó, secador de cabelo ou ventilador. Você também pode  investir em uma máquina de ruído branco ou tentar calar seu bebê com sons de “Shhhhhh … shhhhhh”.
  • Cante uma canção: Seu bebê não tem ideia se você canta desafinado ou com um tom perfeito. O que ela sabe é que você a está regando com música e amor. Da próxima vez que ela ficar mal-humorada, cante uma canção de ninar clássica, uma música dos anos 80 ou qualquer música que você quiser.
  • Molhe-o: Se seu bebê tende a ficar tranquilo na hora do banho, encha a banheira com água morna e faça disso uma parte regular de sua rotina calmante.

Amamentação do bebê prematuro: o que muda?

  • Faça uma massagemMassagear seu bebê pode ser um ritual relaxante para vocês dois é uma ótima maneira de acalmar o choro do seu filho. Você pode experimentar loção ou óleos especiais de massagem para bebês, embora nenhum dos dois seja necessário. Use um toque suave que seja firme, mas não faça cócegas. (Apenas seja receptivo às dicas do seu bebê, pois alguns pequenos podem achar a massagem opressora.)
  • Experimente pressionar a barriguinha: Às vezes, quando seu bebê está chorando inconsolável, o que ele precisa é de um pouco de pressão na barriga para ajudar a aliviar os gases e as cólicas: coloque seu bebê de barriga para baixo em seu antebraço, segurando a cabeça dele em uma mão, use a outra mão para estabilizá-lo e esfregar suas costas. Você também pode tentar deitar ele de costas e apertar suavemente os joelhos até a barriga por 10 segundos, depois solte e repita.
  • Vá passear: O movimento pode ser tudo de que ele precisa para se acalmar, além disso, uma mudança de cenário pode fazer maravilhas tanto para bebês mal-humorados quanto para seus pais cansados. A luz, o ar e a temperatura, além de novas imagens, sons e cheiros vão melhorar o humor de todos.
  • Seja divertido: Mesmo os bebês podem ficar entediados e se ficarem, podem ficar agitados. Para manter seu filho entretido, experimente narrar suas ações, repleto de ruídos bobos e expressões animadas. Você também pode brincar no chão com ele e mostrar como seus brinquedos balançam e giram, ler um livro de rimas ou tocar algumas músicas e dançar.

O que fazer se você estiver se sentindo frustrado com o choro do seu bebê?

Como acalmar um bebe agitado Villamil - 3
Cuidar de um bebê exige muito de nós, por isso se você se sentir muito cansada, nervosa ou ansiosa, peça ajuda para seu companheiro, mãe ou amigos e tire um tempo para você. Lembre-se você precisa estar bem para cuidar do seu filho(a).

Ninguém aguenta lágrimas intermináveis, especialmente se você estiver operando com muito pouco sono devido às mamadas no meio da noite. Sentir-se frustrado devido ao choro  e por não conseguir acalmar o bebê é normal, então alivie a carga passando o bebê para seu parceiro, mãe, amiga ou babá e depois reserve um tempo para você.

E não importa o quão frustrado você esteja, nunca, nunca sacuda seu bebê. Tremores vigorosos podem resultar em traumatismo craniano abusivo, comumente conhecido como síndrome do bebê sacudido, mesmo que seja breve. Tremores violentos em crianças de qualquer idade podem causar danos cerebrais graves ou morte, mas bebês e crianças pequenas são particularmente suscetíveis.

Regressão do sono: saiba como ela afeta o seu bebê!

Se você sentir que está prestes a estourar, coloque seu bebê no berço (ele está perfeitamente seguro lá) e descanse em outro cômodo até se sentir calmo. Outras estratégias que podem ajudar incluem respirar e contar até 10, ligar para um amigo para apoio emocional ou ouvir uma música calmante.

Se você estiver se sentindo sobrecarregado e achar que precisa falar com um profissional sobre seus sentimentos, ligue para uma linha direta de emergência, organização de saúde mental ou seu médico imediatamente.

Quando ligar para o médico sobre o choro?

Se você tentou todos os truques e simplesmente não consegue descobrir o que está causando todas as lágrimas, uma chamada para o pediatra do seu bebê é perfeitamente aceitável. Às vezes, ajuda ouvir de um profissional que você está fazendo tudo certo e só precisa aguentar mais um pouco.

LEIA MAIS:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat