BLW: uma nova introdução alimentar

blwinstitutovillamil

 

A princípio, um dos marcos mais importantes do desenvolvimento infantil é a introdução alimentar complementar, que de acordo com os pediatras deve ser iniciada aos 6 meses. Uma alternativa recente e que está ficando muito conhecida é o método BLW. 

O que é o método BLW? 

Primeiramente, o BLW (Baby Led Weaning) ou “desmame guiado pelo bebê” é uma proposta criada para aumentar a liberdade das crianças durante a introdução alimentar. Nesse sentido, durante esse processo o bebê tem todo o controle e independência, desde pegar os alimentos com a própria mão e leva – los a boca até decidir quando quer parar de comer. 

Dentre os benefícios do método podemos destacar o estímulo à autonomia do bebê, a contribuição no desenvolvimento psicomotor e o incentivo a família a comer de maneira mais saudável.

Princípios do BLW

BLW - Instituto villamil
No BLW deixe seu filho se sujar.
  • Em primeiro lugar, não utilizar garfo ou outro talher
  • Oferecer alimentos na sua forma natural, crua ou cozida
  • Ou seja, não oferecer papas ou purês
  • O bebê não consegue abrir muito as mãos, então o alimento tem que ser grandinho
  • Cuidado com alimento que pode ser esmagado pq vai virar uma papa
  • Desde já o bebê está construindo o seu paladar (não adicionar sal nem açúcar)
  • Os bebês devem participar de todas as refeições familiares e comerem a mesma comida que a família desde o início da transição, dessa maneira, estimular toda a família a mudar seus hábitos alimentares para mais saudável.

Antes de mais nada é importante lembrar que o seu filho vai se sujar inteiro, não brigue com ele, pois isso faz parte do seu descobrimento. 

Quais alimentos podem ser oferecidos no BLW?

BLW - Villamil
No BLW ofereça de 3 a 5 classe de alimentos

Acima de tudo, para o desenvolvimento do seu bebê é importante oferecer de 3 a 5 alimentos diferentes para garantir um maior consumo de nutrientes pelo seu filho. A seguir você encontra dicas de opções saudáveis para o seu bebê:

  • Beterraba, batata, couve-flor e cenoura.
  • Proteínas como frango e carne de boi podem sem oferecidos para o bebê chupar. No caso do peixe, muito cuidado com os espinhos!!
  • Também pode oferecer arroz de uma maneira que a criança consiga formar pequenos bolinhos e pegar com as mãos.
  • Oferecer frutas com casca para ajudar segurar e não oferecer as pequenas como uva para evitar o engasgo

O BLW pode ser usado por todas as crianças?

No BLW o bebê usa as mãos e não talheres

A resposta é Não! A introdução alimentar complementar deve ser feita somente a partir dos 6 meses de idade quando o bebê atinge os marcos de desenvolvimento necessários para uma alimentação segura e não tiver nenhum problema na deglutiçãoEm caso de bebês saudáveis, o método BLW contribui bastante para o desenvolvimento de habilidades orais e também motoras.

Enfim , é  importante afirmar que não existe um método de introdução alimentar melhor que o outro, existe o método que foi mais aceito tanto pelo bebê quanto pela família. 

Veja também:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat