A princípio, um dos marcos mais importantes do desenvolvimento infantil é a introdução alimentar complementar, que de acordo com os pediatras deve ser iniciada aos 6 meses. Uma alternativa recente e que está ficando muito conhecida é o método BLW.
O que é o método BLW?
Primeiramente, o BLW (Baby Led Weaning) ou “desmame guiado pelo bebê” é uma proposta criada para aumentar a liberdade das crianças durante a introdução alimentar. Nesse sentido, durante esse processo o bebê tem todo o controle e independência, desde pegar os alimentos com a própria mão e leva – los a boca até decidir quando quer parar de comer.
Dentre os benefícios do método podemos destacar o estímulo à autonomia do bebê, a contribuição no desenvolvimento psicomotor e o incentivo a família a comer de maneira mais saudável.
Princípios do BLW

- Em primeiro lugar, não utilizar garfo ou outro talher
- Oferecer alimentos na sua forma natural, crua ou cozida
- Ou seja, não oferecer papas ou purês
- O bebê não consegue abrir muito as mãos, então o alimento tem que ser grandinho
- Cuidado com alimento que pode ser esmagado pq vai virar uma papa
- Desde já o bebê está construindo o seu paladar (não adicionar sal nem açúcar)
- Os bebês devem participar de todas as refeições familiares e comerem a mesma comida que a família desde o início da transição, dessa maneira, estimular toda a família a mudar seus hábitos alimentares para mais saudável.
Antes de mais nada é importante lembrar que o seu filho vai se sujar inteiro, não brigue com ele, pois isso faz parte do seu descobrimento.
Quais alimentos podem ser oferecidos no BLW?

Acima de tudo, para o desenvolvimento do seu bebê é importante oferecer de 3 a 5 alimentos diferentes para garantir um maior consumo de nutrientes pelo seu filho. A seguir você encontra dicas de opções saudáveis para o seu bebê:
- Beterraba, batata, couve-flor e cenoura.
- Proteínas como frango e carne de boi podem sem oferecidos para o bebê chupar. No caso do peixe, muito cuidado com os espinhos!!
- Também pode oferecer arroz de uma maneira que a criança consiga formar pequenos bolinhos e pegar com as mãos.
- Oferecer frutas com casca para ajudar segurar e não oferecer as pequenas como uva para evitar o engasgo.
O BLW pode ser usado por todas as crianças?

A resposta é Não! A introdução alimentar complementar deve ser feita somente a partir dos 6 meses de idade quando o bebê atinge os marcos de desenvolvimento necessários para uma alimentação segura e não tiver nenhum problema na deglutição. Em caso de bebês saudáveis, o método BLW contribui bastante para o desenvolvimento de habilidades orais e também motoras.
Enfim , é importante afirmar que não existe um método de introdução alimentar melhor que o outro, existe o método que foi mais aceito tanto pelo bebê quanto pela família.