Alimentos que causam gases em bebês: quais são?

gazes em bebe

Se você tem um bebê com gases, pode querer dar uma olhada nos alimentos que você tem dado a ele.

Um guia útil para alimentos que causam gases em bebês é pensar sobre os alimentos que causam gases em você. Embora seja um ser muito menor, seu bebê processa os alimentos da mesma maneira que você. Portanto, se você sabe que um determinado alimento tende a lhe causar problemas mais tarde, fique de olho na mesma reação do seu filho.

Quais são os culpados comuns?

Embora os bebês possam responder aos alimentos de maneira diferente, há vários grupos de alimentos que estão no topo das listas de gases que tendem a causar. Isso ocorre porque eles se decompõem lentamente. Os agressores podem ser vegetais verdes, feijões ou uma fruta de uma longa lista existente.

Alimentação saudável nos primeiros 1000 dias

Aqui estão alguns alimentos específicos a serem observados:

  • Feijões
  • Brócolis
  • Couve de bruxelas
  • Repolho
  • Couve-flor
  • Aveia
  • Damascos
  • Ameixas
  • Pêssegos
  • Peras
  • Frutas cítricas

Quando o gás aparecerá?

Esses alimentos tendem a causar excesso de gases, mas nem sempre é culpa deles. Não se esqueça: os bebês comem o tempo todo e seus intestinos estão constantemente trabalhando – e onde há cocô, há gás natural. Mas, se a última refeição do seu bebê é realmente a culpada, então você pode esperar que o gás venha à tona dentro de algumas horas após a ingestão do alimento indutor de gás, e pode levar até dois ou três dias para que a comida saia completamente do organismo do seu bebê.

Por que manter os alimentos “gasosos” na alimentação?

Instituto Villamil gases - 2
A experiência de provar e sentir textura, gosto e temperatura dos alimentos, não deve ser limitada devido a gases causados por esses alimentos.

 

É compreensível que você queira eliminar alguns alimentos da dieta do seu bebê na esperança de eliminar os gases. Mas cortar esses alimentos não necessariamente resolverá o problema, essa restrição também limitará a nutrição do bebê.

Alimentos ricos em nutrientes e fibras são os melhores alimentos para manter as fezes do seu bebê suaves e regulares. Caso contrário, você corre risco de prisão de ventre que é um problema muito maior do que os gases. Além disso, ao limitar alguns alimentos, você está tirando um pouco da diversão da hora das refeições. Alguns pais cortam totalmente os alimentos para combater um problema de gases, mas a partir dos 6 meses, a explorar os alimentos é um grande momento e é emocionante ver bebês descobrirem novas opções e sabores. A introdução de alimentos sólidos por si só colocará o sistema digestivo do bebê para funcionar, e mais gases costumam ser apenas parte do curso.

Se o seu bebê tiver gases, não há razão para se preocupar, o gás em si não é um problema. Mas se os gases estiverem causando desconforto, você precisa conversar com o médico do seu bebê.

LEIA MAIS:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on google
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat