Alimentação na tentativa de gravidez

Alimentação na tentativa de gravidez
Cuidados nutricionais pré- natal: o preparo para a gestação deve passar pela atenção com o estilo de vida do casal.
Cuidados nutricionais pré- natal: o preparo para a gestação deve passar pela atenção com o estilo de vida do casal.

Hoje sabemos que bons hábitos de alimentação e suplementação adequada antes do início das tentativas para engravidar contribui para agilizar o teste de gravidez positivo. Além de garantir mais saúde ao bebê que virá!

Cuidados para fertilidade feminina

Não basta suplementação com ácido fólico: na programação para a gestação a mulher deve incluir um check-up. Entender seu estado nutricional nessa fase é importante para determinar o padrão de alimentação mais adequado e se há indicação de uso de vitaminas e minerais em dosagens específicas, já que deficiências podem ter consequências como alterações hormonais e prejuízo à ovulação.

E quando o objetivo é perder peso antes de engravidar, os cuidados com sono, atividade física periódica e dieta – sem restrições exageradas – são bem-vindos. O emagrecimento deve ser saudável, direcionado de forma a manter o corpo bem nutrido. Sim, isso é possível!

Por isso o melhor é buscar acompanhamento individualizado para colher bons resultados.

Nos casos de Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP), Endometriose e mesmo sintomas desconfortáveis da TPM, como dores de cabeça, alterações intestinais e cólicas intensas, manter alimentação equilibrada em açúcares, rica em antioxidantes e com aconselhamento profissional para demais orientações e suplementação direcionada têm papel fundamental no tratamento.

Cuidados nutricionais na gestação
Cuidados nutricionais pré-natal

Bons hábitos para fertilidade do homem

O homem também deve se cuidar nessa fase e pode ser muito beneficiado ao manter uma rotina saudável! A concepção depende 50% deles e em mais de 30% dos casos de infertilidade do casal o fator masculino é responsável isoladamente.

Reduzir consumo de bebidas alcoólicas e abolir o cigarro não são apenas indicações para evitar
doenças crônicas. São parte fundamental do processo de melhoria da fertilidade, já que provocam aumento considerável de radicais livres responsáveis por danos às células – inclusive os espermatozoides!

Atenção aos hormônios! Manter níveis adequados de testosterona contribui para a boa produção seminal. Para tanto, controlar o estresse, dormir bem e não usar anabolizantes ajuda muito nesse equilíbrio. O uso de hormônios sintéticos pode inibir a produção pelo organismo e causar redução significativa de espermatozoides.

Dentre os muitos hábitos que podem ser trabalhados com o intuito de potencializar a qualidade do esperma vale ressaltar bom consumo de antioxidantes como licopeno, Vitaminas C e E, Zinco e outros que possuem potencial para combate aos radicais livres, além de melhorarem as características do material genético levado nos espermatozoides.

A construção da saúde do bebê começa antes da gestação com cuidados gestacionais pré-natais

O conceito dos 1000 dias, que mostra a importância da nutrição e qualidade de vida durante a gestação e início da vida da criança, já foi extrapolado. Os hábitos do período pré-gestacional tanto dos homens quanto das mulheres têm impacto significativo para bom desenvolvimento físico, neurológico, cognitivo e até mesmo emocional desse novo ser.

Por isso hoje falamos em primeiros 1000 dias.

Fatores genéticos podem sofrer modulações, genes responsáveis por determinadas características podem ser “ativados” ou “inibidos” de acordo com esses hábitos.

Cuidados nutricionais na gravidez
Cuidados nutricionais pré-natal

Ou seja: pais com grande histórico familiar de obesidade ou diabetes tipo II, por exemplo, podem reduzir as chances de deixar esta herança para seus filhos quando se dispõe a manter atividade física regular, controlam o peso e se alimentam de forma adequada.

E eventos determinantes acontecem quando muitas mulheres sequer desconfiam da gravidez: próximo de 18 dias de gestação neurônios já começam a se desenvolver e o fechamento do tubo neural, aquele que dará origem ao cérebro do bebê, acontece antes da 4ª semana do embrião. Dessa forma, os cuidados nutricionais pré-natal possibilitam a criação de um ambiente ideal para o desenvolvimento do bebê, que certamente atinge maior potencial de saúde para toda a vida.

LEIA MAIS:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on tumblr
Share on pinterest

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado.

WhatsApp chat